Título: | Análise da redução das emissões atmosféricas de dióxido de nitrogênio durante a pandemia de Covid-19 no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, utilizando dados de sensoriamento remoto |
Autor(es): | Pereira, Arianne Madeira |
Orientador(es): | Baptista, Gustavo Macedo de Mello |
Assunto: | covid-19 Gases poluentes Aviação civil Sensoriamento remoto |
Data de apresentação: | 9-Dez-2020 |
Data de publicação: | 8-Out-2021 |
Referência: | PEREIRA, Arianne Madeira. Análise da redução das emissões atmosféricas de dióxido de nitrogênio durante a pandemia de Covid-19 no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, utilizando dados de sensoriamento remoto. 2020. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O Transporte Aéreo é amplamente utilizado em todo o mundo e a crescente ou
decrescente movimentação de aeronaves interfere na quantificação da emissão de
poluentes atmosféricos. Este trabalho teve por objetivo analisar a redução de dióxido
de nitrogênio (NO 2
) durante o período de pico da pandemia do Covid-19 no fluxo de
tráfego aéreo no Aeroporto Internacional de Brasília- Presidente Juscelino Kubitschek
utilizando dados do sensoriamento remoto. A ferramenta utilizada para estudo foi o
Google Earth Engine, uma plataforma eficiente em processar imagens de satélite de
forma prática e direcionada a períodos específicos. O período de estudo da quantidade
de emissão atmosférica de dióxido de nitrogênio foi de março a setembro de 2019 e
2020. A partir dessas análises, foi observado que a plataforma do Google Earth Engine
auxilia na identificação e avaliação dos resultados da interação entre os fatores
antropogênicos, ou seja, a movimentação do fluxo de aeronaves em aeroportos e o
meio ambiente. E que ao longo de estudos com cunho estatísticos e comparativos
utilizando métodos de regressão linear no Microsoft Excel verifica-se a real taxa de
correlação entre as emissões de dióxido de nitrogênio e a movimentação de tráfego
aéreo no Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek. |
Abstract: | Air Transport is widely used worldwide and the increasing or decreasing movement of
aircraft interferes with the quantification of the emission of atmospheric pollutants. This
work aimed to analyze the reduction of nitrogen dioxide (NO2) during the peak period of
the Covid-19 pandemic in the air traffic flow at the International Airport of Brasilia -
President Juscelino Kubitschek using data from remote sensing. The tool used for the
study was the Google Earth Engine, an efficient platform to process satellite images in a
practical way and targeted to specific periods. The period of study of the amount of
atmospheric emission of nitrogen dioxide was from March to September 2019 and
2020. From these analyzes, it was observed that the Google Earth Engine platform
helps in the identification and evaluation of the results of the interaction between
anthropogenic factors , that is, the movement of aircraft flow at airports and the
environment. And that throughout studies with statistical and comparative nature using
linear regression methods in Microsoft Excel, the real correlation rate between nitrogen
dioxide emissions and the movement of air traffic at the International Airport of Brasilia -
Presidente Juscelino Kubitschek is verified. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Ambientais
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