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dc.contributor.advisorBaptista, Gustavo Macedo de Mello-
dc.contributor.authorPereira, Arianne Madeira-
dc.identifier.citationPEREIRA, Arianne Madeira. Análise da redução das emissões atmosféricas de dióxido de nitrogênio durante a pandemia de Covid-19 no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, utilizando dados de sensoriamento remoto. 2020. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO Transporte Aéreo é amplamente utilizado em todo o mundo e a crescente ou decrescente movimentação de aeronaves interfere na quantificação da emissão de poluentes atmosféricos. Este trabalho teve por objetivo analisar a redução de dióxido de nitrogênio (NO 2 ) durante o período de pico da pandemia do Covid-19 no fluxo de tráfego aéreo no Aeroporto Internacional de Brasília- Presidente Juscelino Kubitschek utilizando dados do sensoriamento remoto. A ferramenta utilizada para estudo foi o Google Earth Engine, uma plataforma eficiente em processar imagens de satélite de forma prática e direcionada a períodos específicos. O período de estudo da quantidade de emissão atmosférica de dióxido de nitrogênio foi de março a setembro de 2019 e 2020. A partir dessas análises, foi observado que a plataforma do Google Earth Engine auxilia na identificação e avaliação dos resultados da interação entre os fatores antropogênicos, ou seja, a movimentação do fluxo de aeronaves em aeroportos e o meio ambiente. E que ao longo de estudos com cunho estatísticos e comparativos utilizando métodos de regressão linear no Microsoft Excel verifica-se a real taxa de correlação entre as emissões de dióxido de nitrogênio e a movimentação de tráfego aéreo no Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordcovid-19pt_BR
dc.subject.keywordGases poluentespt_BR
dc.subject.keywordAviação civilpt_BR
dc.subject.keywordSensoriamento remotopt_BR
dc.titleAnálise da redução das emissões atmosféricas de dióxido de nitrogênio durante a pandemia de Covid-19 no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, utilizando dados de sensoriamento remotopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-08T14:53:15Z-
dc.date.available2021-10-08T14:53:15Z-
dc.date.submitted2020-12-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28845-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Air Transport is widely used worldwide and the increasing or decreasing movement of aircraft interferes with the quantification of the emission of atmospheric pollutants. This work aimed to analyze the reduction of nitrogen dioxide (NO2) during the peak period of the Covid-19 pandemic in the air traffic flow at the International Airport of Brasilia - President Juscelino Kubitschek using data from remote sensing. The tool used for the study was the Google Earth Engine, an efficient platform to process satellite images in a practical way and targeted to specific periods. The period of study of the amount of atmospheric emission of nitrogen dioxide was from March to September 2019 and 2020. From these analyzes, it was observed that the Google Earth Engine platform helps in the identification and evaluation of the results of the interaction between anthropogenic factors , that is, the movement of aircraft flow at airports and the environment. And that throughout studies with statistical and comparative nature using linear regression methods in Microsoft Excel, the real correlation rate between nitrogen dioxide emissions and the movement of air traffic at the International Airport of Brasilia - Presidente Juscelino Kubitschek is verified.pt_BR
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