Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28844
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RafaelAntunesFidelis_tcc.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação de stakeholders no planejamento dos processos de negócio para subsídio ao desenvolvimento do novo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec)
Autor(es): Fidelis, Rafael Antunes
Orientador(es): Bermejo, Paulo Henrique de Souza
Assunto: Software - desenvolvimento
Gestão de processos
Stakeholders
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 8-Out-2021
Referência: FIDELIS, Rafael Antunes. A participação de stakeholders no planejamento dos processos de negócio para subsídio ao desenvolvimento do novo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). 2020. 132 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Frequentemente, diversas técnicas são aplicadas para contribuir no desenvolvimento de softwares, como os métodos do Business Process Management (BPM). Nos últimos anos, observa-se que os métodos do BPM se tornaram mais socialmente orientados, por meio de processos flexíveis, compartilhados e decididos de maneira coletiva. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar as implicações práticas da participação de stakeholders no planejamento de processos de negócio aplicados ao desenvolvimento do novo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), tendo em vista a perspectiva do Social Business Process Management. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem quali-quantitativa, a partir de múltiplos métodos de participação dos atores envolvidos. Logo, esta pesquisa buscou identificar os stakeholders, levantar as limitações do atual Sistec, prospectar melhorias ao novo sistema e priorizar os processos críticos alvos de otimizações no desenvolvimento do novo Sistec.
Abstract: Often, diverse techniques are applied to contribute to the development of softwares, such as the methods of Business Process Management (BPM). In recent years, it has been observed that the BPM methods became more socially oriented, through flexible processes, shared and decided collectively. This study aims to analyze the practical implications of stakeholder participation in business process planning applied to the development of the new Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), from the perspective of Social Business Process Management. It is an action research, with a qualitative and quantitative approach, based on multiple methods of participation of the actors involved. Therefore, this research sought to identify the stakeholders, raise the limitations of the current Sistec, prospect improvements to the new system and prioritize the critical processes targeted for optimization in the development of the new Sistec.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.