Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28819
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AngelaFerreiraDeOliveira_tcc.pdf999,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Prevenção e combate à corrupção : o papel da profissionalização dos gestores públicos da Controladoria Geral da União
Autor(es): Oliveira, Ângela Ferreira de
Orientador(es): Silva, Suylan de Almeida Midlej e
Assunto: Ética
Corrupção
Servidores públicos - ética profissional
Administração pública
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 7-Out-2021
Referência: OLIVEIRA, Ângela Ferreira de. Prevenção e combate à corrupção: o papel da profissionalização dos gestores públicos da Controladoria Geral da União. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente pesquisa buscou verificar o papel da profissionalização dos gestores públicos da Controladoria Geral da União para prevenção e combate da corrupção. Com base em uma abordagem prática, acompanhando e mapeando ações e treinamentos dos servidores no que se refere à capacitação, planos e projetos de desenvolvimento pessoal, foi possível verificar como os conhecimentos adquiridos pela capacitação profissional resultaram em subsídios para o fortalecimento profissional, a fim de prevenir e combater à corrupção, atentando para políticas de ética e integridade nas tomadas de decisões dos profissionais. Assim, a metodologia de profissionalização dos gestores públicos da Controladoria Geral da União como forma de prevenção e combate à corrupção é a dimensão que trata esta pesquisa, com foco nas ações de capacitação dos servidores públicos. Os temas debatidos foram: universalidade da corrupção, a corrupção na contemporaneidade, profissionalização e modelo de gestão pública e ética e integridade no setor público. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Como resultados, foi possível perceber que as temáticas de ética, integridade, prevenção e combate à corrupção são extremamente importantes para promover a constante reflexão junto a consciência individual de cada servidor, que possui responsabilidade no sentido de promover uma gestão pública íntegra, eficiente, ética e pautada no profissionalismo. No entanto, essa capacitação se deu de forma diferente ao longo dos anos. De 2003 a 2014, a característica mais marcante foi que a CGU estava focada no desenvolvimento técnico, em temáticas de auditoria e riscos. Prevenção e combate à corrupção eram tratados em percentual muito menor, sendo, muitas vezes, inseridos dentro de outras ações, como capacitação da sociedade. Tal assunto era também trabalhado junto ao Fórum de Combate à Corrupção e na promoção de algumas capacitações realizadas em âmbito internacional para um número restrito de servidores. Somente em 2015 é que foi possível perceber um avanço para as temáticas nos quais se desenvolveram importantes programas de ética e integridade, mas, ainda assim, foi retratado que nem sempre ocorre amplo engajamento de todos os servidores internos. Priorizar o aprimoramento técnico dos profissionais se reflete na prevenção e no combate à corrupção, não somente no aumento da fiscalização dos recursos públicos, mas, também, potencializando a responsabilização dos agentes pelos atos que cometeram contra o erário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.