Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/28802
Título: | As pesquisas de satisfação online sob o olhar do consumidor |
Autor(es): | Mello, Mariza Aparecida Braga de |
Orientador(es): | Conke, Leonardo Silveira |
Assunto: | Empresas - avaliação Satisfação do consumidor Consumidores - preferência |
Data de apresentação: | 12-Mai-2021 |
Data de publicação: | 6-Out-2021 |
Referência: | MELLO, Mariza Aparecida Braga de. As pesquisas de satisfação online sob o olhar do consumidor. 2021. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | As pesquisas de satisfação são importantes ferramentas que permitem que as empresas
conheçam seu desempenho de mercado através da coleta, análise e sistematização dos
dados e que implementem ações corretivas visando a satisfação de seus clientes. Há
muitos estudos acerca da relevância das pesquisas de satisfação, mas poucos são
aqueles que tratam sobre como os consumidores as enxergam. Assim, o objetivo neste
trabalho, é entender a percepção que os consumidores têm sobre as pesquisas de
satisfação com a empresa, encaminhadas por meio online. Para alcançar o objetivo
proposto foi realizado um levantamento com 170 respondentes, utilizando-se como
instrumento de coleta de dados, o questionário. Os resultados obtidos demonstraram que
94% dos participantes consideram as pesquisas de satisfação importantes e 81%
indicaram sempre responder aos questionários. Os principais motivos elencados por eles
para que as pessoas não respondam aos questionários de satisfação foram o
desinteresse na pesquisa e o fato de os indivíduos não enxergarem valor na mesma. Por
outro lado, a vontade das pessoas em relatarem suas experiências e perceberem a
importância da pesquisa para a empresa são os dois maiores motivos geradores de
respostas para os participantes. Os resultados também demonstraram que pessoas que
leem as avaliações deixadas por outros clientes e que já desenvolveram algum tipo de
pesquisa (no âmbito profissional ou no âmbito acadêmico) respondem mais aos
questionários de satisfação. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.