Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Conke, Leonardo Silveira | - |
dc.contributor.author | Mello, Mariza Aparecida Braga de | - |
dc.identifier.citation | MELLO, Mariza Aparecida Braga de. As pesquisas de satisfação online sob o olhar do consumidor. 2021. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As pesquisas de satisfação são importantes ferramentas que permitem que as empresas
conheçam seu desempenho de mercado através da coleta, análise e sistematização dos
dados e que implementem ações corretivas visando a satisfação de seus clientes. Há
muitos estudos acerca da relevância das pesquisas de satisfação, mas poucos são
aqueles que tratam sobre como os consumidores as enxergam. Assim, o objetivo neste
trabalho, é entender a percepção que os consumidores têm sobre as pesquisas de
satisfação com a empresa, encaminhadas por meio online. Para alcançar o objetivo
proposto foi realizado um levantamento com 170 respondentes, utilizando-se como
instrumento de coleta de dados, o questionário. Os resultados obtidos demonstraram que
94% dos participantes consideram as pesquisas de satisfação importantes e 81%
indicaram sempre responder aos questionários. Os principais motivos elencados por eles
para que as pessoas não respondam aos questionários de satisfação foram o
desinteresse na pesquisa e o fato de os indivíduos não enxergarem valor na mesma. Por
outro lado, a vontade das pessoas em relatarem suas experiências e perceberem a
importância da pesquisa para a empresa são os dois maiores motivos geradores de
respostas para os participantes. Os resultados também demonstraram que pessoas que
leem as avaliações deixadas por outros clientes e que já desenvolveram algum tipo de
pesquisa (no âmbito profissional ou no âmbito acadêmico) respondem mais aos
questionários de satisfação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empresas - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Satisfação do consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - preferência | pt_BR |
dc.title | As pesquisas de satisfação online sob o olhar do consumidor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-06T14:04:54Z | - |
dc.date.available | 2021-10-06T14:04:54Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28802 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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