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Título: Qualidade de vida no trabalho : percepção de servidores públicos do Tribunal de Contas da União - TCU
Autor(es): Moura, Layssa Pereira da Silva
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Servidores públicos - bem-estar no trabalho
Condições de trabalho
Administração pública - gestão de pessoas
Promoção da saúde
Tribunal de Contas da União (TCU)
Data de apresentação: 17-Mai-2021
Data de publicação: 6-Out-2021
Referência: MOURA, Layssa Pereira da Silva. Qualidade de vida no trabalho: percepção de servidores públicos do Tribunal de Contas da União - TCU. 2021. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção dos servidores do Tribunal de Contas da União a respeito da Qualidade de Vida no Trabalho. A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), por ser ampla, inclui aspectos de bem-estar, satisfação, saúde e segurança. A manifestação do bem-estar individual ou coletivo se caracteriza pela vivência de sentimentos que ocorrem com maior frequência, o que estabelece um fator de promoção da saúde nas situações de trabalho e indica a presença de Qualidade de Vida no Trabalho. O estudo buscou investigar junto aos servidores os aspectos que podem influenciar na Qualidade de Vida no Trabalho e oferecer informações para o desenvolvimento de ações dentro da organização que possam contribuir para um ambiente de trabalho de bem-estar e satisfação. A metodologia utilizada para realização deste estudo foi um levantamento de campo (survey), sendo a pesquisa empírica quantitativa, de forma a coletar dados e informações a partir de características e opiniões dos servidores. A amostra foi composta por 32 servidores do TCU, sendo escolhidos por conveniência e acessibilidade. Para a coleta de dados utilizou-se o IA_QVT (Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho), que é composto pelos fatores: Condições de Trabalho, Organização do Trabalho, Relações Socioprofissionais de Trabalho e Reconhecimento e Crescimento Profissional. Segundo a percepção dos participantes, os resultados apresentaram que o fator avaliado de modo mais crítico é o de organização no trabalho, pois existem itens que se encontram na zona de transição, ou seja, em uma situação limite, mas a média geral deste fator, de acordo com a amostra analisada, se encontra na zona de Bem-estar dominante. O fator condições de trabalho foi o melhor avaliado. A análise apontou que, globalmente, os servidores avaliam a QVT em uma zona de bem-estar dominante, o que sugere que há pontos favoráveis à QVT em cada um dos fatores avaliados, e esses pontos positivos devem ser mantidos e consolidados na organização. Por outro lado, há itens no fator Organização do Trabalho que precisam ser analisados, pois estão em estado de alerta na zona de mal-estar e bem-estar no trabalho e tais resultados apontam para uma QVT em risco, que é a existência de sobrecarga de tarefas e a falta de pausa de descanso no trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
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