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dc.contributor.advisorFerreira, Rodrigo Rezende-
dc.contributor.authorMoura, Layssa Pereira da Silva-
dc.identifier.citationMOURA, Layssa Pereira da Silva. Qualidade de vida no trabalho: percepção de servidores públicos do Tribunal de Contas da União - TCU. 2021. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção dos servidores do Tribunal de Contas da União a respeito da Qualidade de Vida no Trabalho. A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), por ser ampla, inclui aspectos de bem-estar, satisfação, saúde e segurança. A manifestação do bem-estar individual ou coletivo se caracteriza pela vivência de sentimentos que ocorrem com maior frequência, o que estabelece um fator de promoção da saúde nas situações de trabalho e indica a presença de Qualidade de Vida no Trabalho. O estudo buscou investigar junto aos servidores os aspectos que podem influenciar na Qualidade de Vida no Trabalho e oferecer informações para o desenvolvimento de ações dentro da organização que possam contribuir para um ambiente de trabalho de bem-estar e satisfação. A metodologia utilizada para realização deste estudo foi um levantamento de campo (survey), sendo a pesquisa empírica quantitativa, de forma a coletar dados e informações a partir de características e opiniões dos servidores. A amostra foi composta por 32 servidores do TCU, sendo escolhidos por conveniência e acessibilidade. Para a coleta de dados utilizou-se o IA_QVT (Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho), que é composto pelos fatores: Condições de Trabalho, Organização do Trabalho, Relações Socioprofissionais de Trabalho e Reconhecimento e Crescimento Profissional. Segundo a percepção dos participantes, os resultados apresentaram que o fator avaliado de modo mais crítico é o de organização no trabalho, pois existem itens que se encontram na zona de transição, ou seja, em uma situação limite, mas a média geral deste fator, de acordo com a amostra analisada, se encontra na zona de Bem-estar dominante. O fator condições de trabalho foi o melhor avaliado. A análise apontou que, globalmente, os servidores avaliam a QVT em uma zona de bem-estar dominante, o que sugere que há pontos favoráveis à QVT em cada um dos fatores avaliados, e esses pontos positivos devem ser mantidos e consolidados na organização. Por outro lado, há itens no fator Organização do Trabalho que precisam ser analisados, pois estão em estado de alerta na zona de mal-estar e bem-estar no trabalho e tais resultados apontam para uma QVT em risco, que é a existência de sobrecarga de tarefas e a falta de pausa de descanso no trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordServidores públicos - bem-estar no trabalhopt_BR
dc.subject.keywordCondições de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordAdministração pública - gestão de pessoaspt_BR
dc.subject.keywordPromoção da saúdept_BR
dc.subject.keywordTribunal de Contas da União (TCU)pt_BR
dc.titleQualidade de vida no trabalho : percepção de servidores públicos do Tribunal de Contas da União - TCUpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-06T12:34:11Z-
dc.date.available2021-10-06T12:34:11Z-
dc.date.submitted2021-05-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28799-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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