Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28796
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LaviniaFrancieleTorralvoPerussolo_tcc.pdf452,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Engajamento no trabalho : um estudo em uma organização pública federal
Autor(es): Perussolo, Lavinia Franciele Torralvo
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Administração pública - gestão de pessoas
Comportamento organizacional
Gestão de pessoas
Serviço público - administração de pessoal
Qualidade de vida no trabalho
Data de apresentação: 21-Mai-2021
Data de publicação: 6-Out-2021
Referência: PERUSSOLO, Lavinia Franciele Torralvo. Engajamento no trabalho: um estudo em uma organização pública federal. 2021. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi identificar fontes do engajamento no trabalho sob a ótica de servidores de um Órgão Público Federal e, para isso, foram identificadas situações de trabalho potencialmente promotoras de engajamento e foram descritas as melhores experiências de trabalho no Órgão. Foi aplicado um questionário online em uma organização pública federal, localizada no Distrito Federal, com aproximadamente 2000 servidores estatutários. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quali-quantitativa, recorte transversal e a análise do corpus textual foi feita a partir do software Iramuteq. Ao todo, a pesquisa atingiu 282 participantes. Em relação às melhores experiências de trabalho no Órgão, descaram-se as classes temáticas: sentir-se útil e importante para o Órgão e para a sociedade; participar de projetos de impacto e de equipes inspiradoras; e exercer função com a qual se identifica. Em relação às fontes de engajamento vivenciadas pelos servidores entrevistados deste Órgão, destacaram-se: participar de elaboração de projetos/tarefas com impacto social; sentir-se útil, importante e valorizado; e encontrar suporte de colegas e chefias. Tais achados vão ao encontro dos modelos explicativos de engajamento existentes na literatura científica, apontam especificidades dos servidores públicos e oferecem um ponto de partida para os gestores públicos pensarem em intervenções voltadas à promoção de engajamento no trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.