Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28785
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_HarllenDeOliveiraXimenesMesquita_tcc.pdf258,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os modelos de instrução pedagógica no futsal e a proposta do treino social
Autor(es): Mesquita, Harllen de Oliveira Ximenes
Orientador(es): Pérez Morales, Juan Carlos
Assunto: Futsal
Educação física escolar
Aprendizagem
Data de apresentação: 20-Abr-2021
Data de publicação: 4-Out-2021
Referência: MESQUITA, Harllen de Oliveira Ximenes. Os modelos de instrução pedagógica no futsal e a proposta do treino social. 2021. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O futsal é um dos conteúdos mais abordados nas aulas de educação física e nos currículos das “escolinhas”, mas poucas vezes sistematizado. Isso sugere um olhar diferenciado sobre o campo acadêmico referente a essa modalidade, aprofundando os estudos sobre o ensino-aprendizagem- treinamento. Com o objetivo de propor contribuições para o ensino-aprendizagem do futsal dentro e fora da escola, estruturou-se uma proposta pedagógica apoiada nos preceitos do Treino Social (TS), um modelo de instrução que se baseia na formação integral do aluno por meio do desenvolvimento de aspectos esportivos e socioemocionais. Dessa forma, realizou-se uma revisão sistemática adaptada do PRISMA no intuito de conhecer os modelos de instrução pedagógica que foram usados nos últimos 20 anos no Brasil. Foram localizados a quantidade inicial de 212 estudos e foram selecionados para análise o número final de 06 estudos. A análise dos estudos reportou que os métodos apoiados na aquisição e aprimoramento da técnica (método, analítico, global ou misto), apesar de não favorecer a compreensão da lógica tática dos jogos esportivos coletivos ainda são amplamente utilizados. Ao mesmo tempo, verificou- se que o TS não foi considerado na estruturação dos programas de intervenção para o ensino- aprendizagem do futsal nos 6 estudos selecionados. Nesse contexto, desenvolveu-se uma proposta preliminar de ensino-aprendizagem do futsal para crianças dos 6 aos 13 anos e adolescentes dos 14 anos em diante por meio da utilização do TS.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.