Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pérez Morales, Juan Carlos | - |
dc.contributor.author | Mesquita, Harllen de Oliveira Ximenes | - |
dc.identifier.citation | MESQUITA, Harllen de Oliveira Ximenes. Os modelos de instrução pedagógica no futsal e a proposta do treino social. 2021. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O futsal é um dos conteúdos mais abordados nas aulas de educação física e nos currículos das
“escolinhas”, mas poucas vezes sistematizado. Isso sugere um olhar diferenciado sobre o campo
acadêmico referente a essa modalidade, aprofundando os estudos sobre o ensino-aprendizagem-
treinamento. Com o objetivo de propor contribuições para o ensino-aprendizagem do futsal
dentro e fora da escola, estruturou-se uma proposta pedagógica apoiada nos preceitos do Treino
Social (TS), um modelo de instrução que se baseia na formação integral do aluno por meio do
desenvolvimento de aspectos esportivos e socioemocionais. Dessa forma, realizou-se uma
revisão sistemática adaptada do PRISMA no intuito de conhecer os modelos de instrução
pedagógica que foram usados nos últimos 20 anos no Brasil. Foram localizados a quantidade
inicial de 212 estudos e foram selecionados para análise o número final de 06 estudos. A análise
dos estudos reportou que os métodos apoiados na aquisição e aprimoramento da técnica
(método, analítico, global ou misto), apesar de não favorecer a compreensão da lógica tática
dos jogos esportivos coletivos ainda são amplamente utilizados. Ao mesmo tempo, verificou-
se que o TS não foi considerado na estruturação dos programas de intervenção para o ensino-
aprendizagem do futsal nos 6 estudos selecionados. Nesse contexto, desenvolveu-se uma
proposta preliminar de ensino-aprendizagem do futsal para crianças dos 6 aos 13 anos e
adolescentes dos 14 anos em diante por meio da utilização do TS. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Futsal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Os modelos de instrução pedagógica no futsal e a proposta do treino social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-04T21:35:19Z | - |
dc.date.available | 2021-10-04T21:35:19Z | - |
dc.date.submitted | 2021-04-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28785 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|