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Título: Inclusão de pessoas com deficiência na Educação Física escolar : um estudo a partir de periódicos nacionais da Educação Física
Autor(es): Frota, Jéssica
Silva, Emerson Eduardo Bezerra
Orientador(es): Costa, Jonatas Maia da
Assunto: Educação física escolar
Inclusão escolar
Pessoas com deficiência - educação
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 4-Out-2021
Referência: FROTA, Jéssica; SILVA, Emerson Eduardo Bezerra. Inclusão de pessoas com deficiência na Educação Física escolar: um estudo a partir de periódicos nacionais da Educação Física. 2021. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O estudo analisa a inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD) na Educação Física Escolar (EFE) a partir de periódicos nacionais da educação física (EF). Diante disso, foram selecionados artigos científicos de periódicos em revistas nacionais, Qualis >B2, publicados após a promulgação do estatuto da PcD (LEI no 13.146/2015). Foram analisados 17 artigos, fundamentando quatro categorias gerais: a) Formação docente; b) Percepção dos alunos com deficiência; c) Papel efetivo do governo e da sociedade; d) Transformações para uma efetiva inclusão. Os resultados apresentam os problemas de uma formação inicial insuficiente, de falta de apoio governamental e social, além da falta de pessoalidade para com a PcD. Conclui-se que é necessária uma participação mais ativa quando relacionado a prática, para solucionar os problemas apontados para uma efetiva inclusão na EFE.
Abstract: This study analyzes the inclusion of People with Disabilities (PWD) in Physical Education at schools based on national journals on physical education (PE). The scientific papers and journals selected were Qualis > B2 ranked, published after the enactment of the Person with Disability Statute (Law no 13.146 / 2015). Seventeen articles were analyzed regarding four major categories: a) Teacher training; b) Students with disabilities’s perception; c) Governmental and societal active role; d) Changes for effective inclusion. The results reveal issues concerning insufficient initial training, absence of governmental and societal support as well as problems recognizing individuality. It concludes that a more active engagement is necessary, when related to practice, to solve the problems shown in order to foster effective inclusion in school PE.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.
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