Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28778
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JoicyKeillyFerreiraDaSilva_tcc.pdf590,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Compras sustentáveis na administração pública : um estudo de caso na Câmara dos Deputados
Autor(es): Silva, Joicy Keilly Ferreira da
Orientador(es): Costa, Caio César de Medeiros
Assunto: Câmara dos Deputados - Brasil
Desenvolvimento sustentável
Administração pública
Compras públicas
Compras públicas sustentáveis
Covid-19
Data de apresentação: 26-Mai-2021
Data de publicação: 4-Out-2021
Referência: SILVA, Joicy Keilly Ferreira da. Compras sustentáveis na administração pública: um estudo de caso na Câmara dos Deputados. 2021. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Diante da urgente necessidade de racionalização e otimização nos atuais padrões de produção e consumo, a sustentabilidade tornou-se um tema frequente em pesquisas, debates e em agendas nacionais e internacionais. Por esta razão, destaca-se a relevância da participação da Administração Pública na promoção do desenvolvimento nacional sustentável, por meio de políticas públicas e instrumentos de gestão. Nesse contexto, a Câmara dos Deputados se destaca por ser um consumidor em grande escala, inclusive capaz de fomentar as ofertas de produtos e serviços sustentáveis por meio do seu órgão administrativo responsável pela gestão sustentável - EcoCâmara. Partindo dessa premissa, este trabalho propõe elucidar o cenário em que se encontram as compras sustentáveis na Câmara dos Deputados, no período de 2011 a 2020. Para este propósito, a pesquisa buscou apresentar iniciativas de consolidação do desenvolvimento sustentável, visando verificar avanços políticos e institucionais, no âmbito nacional, que proporcionam o desenvolvimento sustentável por meio das compras públicas. Em seguida, por meio de um levantamento na Câmara dos Deputados, realizou-se uma análise dos dados coletados e do processo de compras responsável em viabilizar aquisições de bens e contratação de serviços sustentáveis. Por fim, realizou-se uma análise de documentos secundários e entrevistas aplicadas junto aos servidores envolvidos no processo de compras públicas. Constatou-se que a Câmara dos Deputados por meio do órgão administrativo EcoCâmara inova ao realizar compras públicas com critérios ambientais e sociais pautados e orientados por normas e, neste sentido, presta sua contribuição junto ao Estado, que por sua vez, tem o dever de fomentar o desenvolvimento nacional sustentável. A pesquisa é de abordagem qualitativa, quanto a sua finalidade se caracteriza por ser de natureza básica, quanto aos objetivos é descritiva e adota como procedimento o estudo de caso.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.