Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28770
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JulianaNascimentoDeSouza_tcc.pdf722,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A felicidade e a riqueza das empresas : a relação da satisfação e do bem-estar no trabalho com indicadores operacionais de organizações
Autor(es): Souza, Juliana Nascimento de
Orientador(es): Fogaça, Natasha
Assunto: Satisfação no trabalho
Bem-estar no trabalho
Felicidade
Comportamento organizacional
Cultura organizacional
Data de apresentação: 20-Mai-2021
Data de publicação: 4-Out-2021
Referência: SOUZA, Juliana Nascimento de. A felicidade e a riqueza das empresas: a relação da satisfação e do bem-estar no trabalho com indicadores operacionais de organizações. 2021. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Trabalho e felicidade. Dois constructos que despertam o interesse do homem desde os primórdios da humanidade. Ao inserir aspectos financeiros e ligados à produtividade na análise, há uma busca ainda maior por relações e explicações. Neste estudo buscou-se investigar a variável de felicidade no trabalho refletida nos índices de bem-estar e satisfação apresentados pelas 100 melhores empresas para trabalhar dos EUA, assim como seu impacto no desempenho operacional. Para tanto, foram coletados indicadores de satisfação no trabalho e de bem-estar no trabalho na plataforma Glassdoor, e também dados financeiros na base Eikon. Os dados obtidos foram, então, submetidos a uma análise fatorial confirmatória, a fim de se obter um fator único, o Indicador Geral de Felicidade (IGF). A partir disso, os resultados foram aplicados a uma Regressão Linear por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) com correção de heterocedasticidade via matriz white para entender a relação entre o IGF e o desempenho operacional das empresas, calculado via ROA. De fato, consoante com a literatura, faz sentido afirmar que o conceito de felicidade é abarcado pelas dimensões de satisfação e de bem-estar no trabalho. Provou-se, ainda, que o Índice Geral de Felicidade, fator único da análise fatorial, e o desempenho operacional, via ROA, são relacionados positivamente, fornecendo evidências que a felicidade no trabalho impacta positivamente no desempenho operacional das empresas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.