Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2877
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EllenPereiradeNormando.pdf926,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho sob a ótica preventiva : comparação da percepção de bancários das iniciativas pública e privada
Autor(es): Normando, Ellen Pereira de
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Bancos
Data de apresentação: 14-Jul-2011
Data de publicação: 13-Fev-2012
Referência: NORMANDO, Ellen Pereira de. Qualidade de vida no trabalho sob a ótica preventiva: comparação da percepção de bancários das iniciativas pública e privada. 2011. 67 f. Monografia (Bacharelado em Adminsitração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2001.
Resumo: Esta pesquisa propôs-se a comparar, descritivamente, as percepções de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de bancários de uma agência pública e outra privada de Brasília – DF de acordo com a abordagem preventiva de QVT. O estudo é exploratório e descritivo quanto aos fins e qualitativo e quantitativo quanto à sua natureza. A amostra foi composta de 27 colaboradores, sendo 12 participantes de uma instituição bancária privada e 15 participantes de uma instituição bancária pública. O instrumento de coleta de dados IA_QVT (Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho), foi composto por cinco fatores, validados em análise fatorial exploratória: Condições de Trabalho, Organização do Trabalho, Relações Sócio-Profissionais de Trabalho, Reconhecimento e Crescimento Profissional e Elo Trabalho – Vida Social. Após o tratamento dos dados, nota-se que há diferenças e similaridades no que diz respeito à percepção de QVT de funcionários de bancos públicos e privados. Esta pesquisa contribui na construção da abordagem preventiva de QVT, por serem incipientes estudos em Administração ou Psicologia que busquem comparar a percepção de trabalhadores das iniciativas pública e privada, podendo ainda, institucionalmente, fornecer subsídios para a melhoria do bem-estar dos colaboradores, satisfação dos usuários e clientes e otimização da produtividade organizacional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.