Título: | Indícios de confiabilidade e validade confirmatória de uma escala de relacionamento com consumidores de chocolates |
Autor(es): | Azevedo, Graziela Miranda de |
Orientador(es): | Fiuza, Gisela Demo |
Coorientador(es): | Coura, Karla Veloso |
Assunto: | Gestão de Relacionamento com Clientes (CRM) Marketing de relacionamento Consumidores - preferência Chocolate Comportamento do consumidor |
Data de apresentação: | 30-Mar-2021 |
Data de publicação: | 4-Out-2021 |
Referência: | AZEVEDO, Graziela Miranda de. Indícios de confiabilidade e validade confirmatória de uma escala de relacionamento com consumidores de chocolates. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O atual contexto é caracterizado por competição exacerbada, consumidores cada vez mais
exigentes e um constante surgimento de novas marcas e propostas inovadoras no mercado.
Neste sentido, as marcas líderes precisam investir em estratégias para alcançar vantagens
competitivas sustentáveis. A adoção da filosofia do marketing de relacionamento e das
estratégias do Customer Relationship Management (CRM) são capazes de gerar uma
diferenciação competitiva única para cada uma dessas empresas. A respeito do objeto de estudo,
em tempos de pandemia e isolamento social, o chocolate tem representado um prazer possível
e até mesmo um aliviador de estresse em um mundo de confinamento e relacionamentos
predominantemente virtuais. Embora o setor de chocolates possua todo esse potencial, não
foram encontrados estudos que avaliassem o relacionamento com os consumidores desse
mercado tão pujante e atrativo. Assim, o objetivo deste trabalho foi obter evidências de
confiabilidade e validade de uma Escala de Relacionamento com Marcas de Chocolate (ERC
Chocolates), a fim de identificar e mensurar os principais aspectos percebidos pelos clientes de
marcas de chocolate como relevantes para estabelecer relacionamentos de longo prazo com tais
marcas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com 523 consumidores, e os dados
foram analisados por meio de Análise Fatorial Confirmatória, via modelagem por equações
estruturais. A ERC Chocolates apresentou estrutura multifatorial, abrangendo 21 itens divididos
em três fatores: “Confiança na marca”, “Experiência de compra” e “Qualidade percebida”.
Como contribuições teóricas, foi produzida uma medida operacional válida e confiável, a partir
da qual podem ser desenvolvidas pesquisas sobre gestão de relacionamento com o cliente,
estratégias de branding, fidelidade à marca e experiência de marca no mercado de chocolates,
bem como pesquisas relacionando a percepção de relacionamento com outras variáveis do
comportamento do consumidor. Gerencialmente, a ERC Chocolates pode servir como
instrumento diagnóstico para profissionais e gestores do setor de chocolates analisarem a
percepção de seus clientes e utilizarem seus insumos para desenvolver relacionamentos
duradouros com eles. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
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