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Título: Análise do ensino das lutas em escolas públicas no Distrito Federal
Autor(es): Silva, Alyson da Fonseca
Orientador(es): Araújo Filho, Glauco Falcão de
Assunto: Educação física escolar
Lutas corporais
Artes marciais
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 30-Set-2021
Referência: SILVA, Alyson da Fonseca. Análise do ensino das lutas em escolas públicas no Distrito Federal. 2021. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Os PCNs entendem a Educação Física (E.F.) como uma cultura corporal, dentre as quais algumas foram incorporadas pela E.F. em seus conteúdos: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta. O presente artigo tem como foco de análise a temática luta, em seu sentido cultural corporal da humanidade. Definida pelos PCNs como: disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações ofensivas e defensivas. As lutas são conhecidas por promoverem benefícios no desenvolvimento motor, cognitivo e social. Apoiados na filosofia da não agressão e domínio próprio. Permitindo a formação de um ser humano mais integral. O estudo atual teve como objetivo analisar o ensino das lutas em escolas públicas no Distrito Federal (DF). Cinquenta professores de E.F., atuantes no ensino fundamental, foram avaliados por meio de um questionário online, produzido na plataforma do Google Forms, e encaminhados via email aos participantes. Os professores responderam a doze perguntas com encadeamento lógico das respostas, visando constatar a realidade encontrada no DF. Uma análise descritiva foi utilizado para comparar as diferenças entre os grupos, e gerou-se gráficos para cada questionamento. Como resultado central, constatou-se que apenas 40% dos professores avaliados utilizam as lutas na E.F. escolar, ou seja, mais da metade (60%) não ensinam a temática na escola.
Abstract: The PCNs understand Physical Education (E.F.) as a body culture, among which some were incorporated by E.F. in its contents: the game, the sport, the dance, the gymnastics and the fight. This article focuses on the struggle, in the sense of humanity's bodily cultural. Defined by the PCNs as: disputes in which the opponent (s) must be subjugated (s), through techniques and strategies of imbalance, contusion, immobilization or exclusion of a certain space in the combination of offensive and defensive actions. Fights are known to promote benefits in motor, cognitive and social development. Supported by the philosophy of non-aggression and self-control. Allowing the formation of a more integral human being. The current study aimed to analyze the teaching of struggles in public schools in the Federal District (DF). Fifty E.F. teachers, working in elementary school, were measured through an online questionnaire, produced on the Google Forms platform, and sent via email to the participants. The teachers answered twelve questions with logical sequence of the answers, in order to verify the reality found in the DF. A descriptive analysis was used to compare the differences between the groups, and graphs were generated for each question. As a central result, it was found that only 40% of the measured teachers use the fights in the school E.F., that is, more than half (60%) do not teach the topic at school.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021
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