Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28755
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BrunoCamposDeSousa_tcc.pdf641,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Adaptações educacionais em situações de autoexclusão na recreação escolar : uma análise da mediação docente
Autor(es): Sousa, Bruno Campos de
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Educação física escolar
Aprendizagem mediada
Data de apresentação: 26-Mai-2021
Data de publicação: 30-Set-2021
Referência: SOUSA, Bruno Campos de. Adaptações educacionais em situações de autoexclusão na recreação escolar: uma análise da mediação docente. 2021. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021
Resumo: Esta pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental em Brasília, com alunos de 5o ano. Apresenta a problemática das possíveis adaptações educacionais que o professor pode construir na mediação, visando a inclusão de todos os alunos. O foco central do estudo é a intervenção educativa e os respectivos desafios enfrentados pelo mediador durante a atividade educativa. Foramrealizadas relações entre experiências prévias do mediador, contexto social e culturale características e ações do educando. A construção da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) é proposta por Feuerstein (1991) como uma postura educativa que adequa as estratégias de ensino às necessidades do aluno, para a construção de uma aprendizagem significativa. Conclui-se diante das discussões a importância do professor pesquisador reflexivo, capaz de adaptar a aula de acordo com sua intencionalidade pedagógica ao passo que se atém à melhoria da qualidadedo ensino da educação física escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.