Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28747
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_Ola_Eu_Sou_Barbosa_tcc.pdf919,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Olá! Eu sou o Barbosa : uma proposta de chatbot para inovação no atendimento em gestão de pessoas no Senado Federal
Autor(es): Izzo, Beatriz Balestro
Brito, Dayane dos Santos
Macedo, Matheus Medeiros Machado Carrion de
Carrer, Paula Pane da Silva Ramos
Orientador(es): Silva, Lana Montezano da
Assunto: Administração pública
Gestão de pessoas
Senado Federal
Atendimento ao cidadão
Inovação
Inovação em serviços
Chatbots
Tecnologia da informação e comunicação
Servidores públicos
Data de apresentação: 28-Jun-2021
Data de publicação: 30-Set-2021
Referência: IZZO, Beatriz Balestro; BRITO, Dayane dos Santos; MACEDO, Matheus Medeiros Machado Carrion de; CARRER, Paula Pane da Silva Ramos. Olá! Eu sou o Barbosa: uma proposta de chatbot para inovação no atendimento em gestão de pessoas no Senado Federal. 2021. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Dentro do contexto de transformações tecnológicas na administração pública, este estudo examina a possibilidade de modernização do atendimento em Gestão de Pessoas do Senado Federal, ao investigar a adequação de chatbots para essa finalidade, bem como a propensão ao uso de tecnologia da comunidade composta por servidores ativos, servidores aposentados e pensionistas desta Casa. A pesquisa é descritiva, transversal, com abordagem mista, a partir de dados coletados por questionário eletrônico, em uma amostra válida de 761 participantes, somados ao tratamento de relatos oriundos de dois grupos focais, realizados após testes de usabilidade de ferramenta, com total de 10 participantes que representam diferentes vínculos funcionais. Os resultados demonstraram elevado nível de prontidão à tecnologia do público pesquisado, considerando o somatório de 59,52% dos perfis exploradores e pioneiros (enquanto apenas 4% são evitadores de tecnologia), além de apontarem elevado grau de otimismo (4,26) e insegurança moderada (3,45) ao uso de tecnologia. Identificou-se influência de algumas variáveis socioprofisionais nas dimensões de propensão ao uso de tecnologia, com destaque para insegurança e desconforto, que são influenciadas pelo vínculo, pela faixa etária e pela escolaridade. A triangulação dos dados quantitativos e qualitativos revelou que os principais benefícios do uso de um chatbot são o atendimento rápido e prático e a disponibilidade ininterrupta, enquanto a principal dificuldade é a baixa taxa de resolução das demandas, fator que deve ser observado e aprimorado continuamente. O estudo revelou ainda a adequação dos chatbots para o atendimento nos assuntos referentes à gestão de pessoas no Senado Federal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.