Título: | Olá! Eu sou o Barbosa : uma proposta de chatbot para inovação no atendimento em gestão de pessoas no Senado Federal |
Autor(es): | Izzo, Beatriz Balestro Brito, Dayane dos Santos Macedo, Matheus Medeiros Machado Carrion de Carrer, Paula Pane da Silva Ramos |
Orientador(es): | Silva, Lana Montezano da |
Assunto: | Administração pública Gestão de pessoas Senado Federal Atendimento ao cidadão Inovação Inovação em serviços Chatbots Tecnologia da informação e comunicação Servidores públicos |
Data de apresentação: | 28-Jun-2021 |
Data de publicação: | 30-Set-2021 |
Referência: | IZZO, Beatriz Balestro; BRITO, Dayane dos Santos; MACEDO, Matheus Medeiros Machado Carrion de; CARRER, Paula Pane da Silva Ramos. Olá! Eu sou o Barbosa: uma proposta de chatbot para inovação no atendimento em gestão de pessoas no Senado Federal. 2021. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Dentro do contexto de transformações tecnológicas na administração pública, este estudo
examina a possibilidade de modernização do atendimento em Gestão de Pessoas do Senado
Federal, ao investigar a adequação de chatbots para essa finalidade, bem como a propensão ao
uso de tecnologia da comunidade composta por servidores ativos, servidores aposentados e
pensionistas desta Casa. A pesquisa é descritiva, transversal, com abordagem mista, a partir de
dados coletados por questionário eletrônico, em uma amostra válida de 761 participantes,
somados ao tratamento de relatos oriundos de dois grupos focais, realizados após testes de
usabilidade de ferramenta, com total de 10 participantes que representam diferentes vínculos
funcionais. Os resultados demonstraram elevado nível de prontidão à tecnologia do público
pesquisado, considerando o somatório de 59,52% dos perfis exploradores e pioneiros (enquanto
apenas 4% são evitadores de tecnologia), além de apontarem elevado grau de otimismo (4,26)
e insegurança moderada (3,45) ao uso de tecnologia. Identificou-se influência de algumas
variáveis socioprofisionais nas dimensões de propensão ao uso de tecnologia, com destaque
para insegurança e desconforto, que são influenciadas pelo vínculo, pela faixa etária e pela
escolaridade. A triangulação dos dados quantitativos e qualitativos revelou que os principais
benefícios do uso de um chatbot são o atendimento rápido e prático e a disponibilidade
ininterrupta, enquanto a principal dificuldade é a baixa taxa de resolução das demandas, fator
que deve ser observado e aprimorado continuamente. O estudo revelou ainda a adequação dos
chatbots para o atendimento nos assuntos referentes à gestão de pessoas no Senado Federal. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.