Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28736
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_Avaliacao_Programa_Formacao_Gerencial.pdf422,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do Programa de Formação Gerencial do Senado Federal
Autor(es): Sebben, Fernando Dall´onder
Borges, Gabriela Agustinho
Ximenes, Pedro Felipe Soares Ancanfor
Barreto, Rejane Andrade de Souza
Orientador(es): Silva, Lana Montezano da
Assunto: Competências gerenciais
Senado Federal
Trabalho - desempenho
Aprendizagem organizacional
Data de apresentação: 25-Jun-2021
Data de publicação: 30-Set-2021
Referência: SEBBEN, Fernando Dall´onder; BORGES, Gabriela Agustinho; XIMENES, Pedro Felipe Soares Ancanfor; BARRETO, Rejane Andrade de Souza. Avaliação do Programa de Formação Gerencial do Senado Federal. 2021. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa avalia o Programa de Formação Gerencial (PFG) do Senado Federal (SF) a partir da mensuração do impacto em amplitude dos seus participantes, bem como de percepções dos gestores e não gestores no ambiente de trabalho acerca dos motivos relativos à participação no PFG, das competências gerenciais necessárias e das estratégias de aprendizagens mais adequadas ao desenvolvimento dos gestores do SF. Os dados foram coletados por meio de questionário eletrônico com 180 respondentes que realizaram o curso de forma integral ou parcial, complementada por análise de conteúdo com quatro grupos focais formados por 10 gestores que não participaram do PFG e por nove subordinados. Após a consolidação das informações obtidas, foram realizadas análises estatísticas, pelo Excel e pela plataforma SPSS, e de conteúdo. Os resultados apontam que o principal motivo para permanência no PFG foi o interesse pessoal em aprender para melhor desempenho como gestor. Por outro lado, a principal justificativa apresentada para não participação no treinamento e para evasão foi a incompatibilidade entre a rotina de trabalho e a capacitação. A melhor estratégia de aprendizagem, de acordo com os alunos, é a realização de oficinas de trabalho. A competência mais importante para atuação gerencial foi a comunicação assertiva e eficaz. O resultado de 3,63 na escala de autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho indica impacto moderado. Os achados de pesquisa indicam a necessidade de revisão de fatores organizacionais e de características específicas para o aperfeiçoamento das futuras edições do PFG.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.