Título: | Avaliação do Programa de Formação Gerencial do Senado Federal |
Autor(es): | Sebben, Fernando Dall´onder Borges, Gabriela Agustinho Ximenes, Pedro Felipe Soares Ancanfor Barreto, Rejane Andrade de Souza |
Orientador(es): | Silva, Lana Montezano da |
Assunto: | Competências gerenciais Senado Federal Trabalho - desempenho Aprendizagem organizacional |
Data de apresentação: | 25-Jun-2021 |
Data de publicação: | 30-Set-2021 |
Referência: | SEBBEN, Fernando Dall´onder; BORGES, Gabriela Agustinho; XIMENES, Pedro Felipe Soares Ancanfor; BARRETO, Rejane Andrade de Souza. Avaliação do Programa de Formação Gerencial do Senado Federal. 2021. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa avalia o Programa de Formação Gerencial (PFG) do Senado
Federal (SF) a partir da mensuração do impacto em amplitude dos seus participantes,
bem como de percepções dos gestores e não gestores no ambiente de trabalho
acerca dos motivos relativos à participação no PFG, das competências gerenciais
necessárias e das estratégias de aprendizagens mais adequadas ao desenvolvimento
dos gestores do SF. Os dados foram coletados por meio de questionário eletrônico
com 180 respondentes que realizaram o curso de forma integral ou parcial,
complementada por análise de conteúdo com quatro grupos focais formados por 10
gestores que não participaram do PFG e por nove subordinados. Após a consolidação
das informações obtidas, foram realizadas análises estatísticas, pelo Excel e pela
plataforma SPSS, e de conteúdo. Os resultados apontam que o principal motivo para
permanência no PFG foi o interesse pessoal em aprender para melhor desempenho
como gestor. Por outro lado, a principal justificativa apresentada para não participação
no treinamento e para evasão foi a incompatibilidade entre a rotina de trabalho e a
capacitação. A melhor estratégia de aprendizagem, de acordo com os alunos, é a
realização de oficinas de trabalho. A competência mais importante para atuação
gerencial foi a comunicação assertiva e eficaz. O resultado de 3,63 na escala de
autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho indica impacto moderado. Os
achados de pesquisa indicam a necessidade de revisão de fatores organizacionais e
de características específicas para o aperfeiçoamento das futuras edições do PFG. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público, 2021. |
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Aparece na Coleção: | MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público
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