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2021_Avaliacao_Programa_Formacao_Gerencial.pdf422,49 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Lana Montezano da-
dc.contributor.authorSebben, Fernando Dall´onder-
dc.contributor.authorBorges, Gabriela Agustinho-
dc.contributor.authorXimenes, Pedro Felipe Soares Ancanfor-
dc.contributor.authorBarreto, Rejane Andrade de Souza-
dc.identifier.citationSEBBEN, Fernando Dall´onder; BORGES, Gabriela Agustinho; XIMENES, Pedro Felipe Soares Ancanfor; BARRETO, Rejane Andrade de Souza. Avaliação do Programa de Formação Gerencial do Senado Federal. 2021. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa avalia o Programa de Formação Gerencial (PFG) do Senado Federal (SF) a partir da mensuração do impacto em amplitude dos seus participantes, bem como de percepções dos gestores e não gestores no ambiente de trabalho acerca dos motivos relativos à participação no PFG, das competências gerenciais necessárias e das estratégias de aprendizagens mais adequadas ao desenvolvimento dos gestores do SF. Os dados foram coletados por meio de questionário eletrônico com 180 respondentes que realizaram o curso de forma integral ou parcial, complementada por análise de conteúdo com quatro grupos focais formados por 10 gestores que não participaram do PFG e por nove subordinados. Após a consolidação das informações obtidas, foram realizadas análises estatísticas, pelo Excel e pela plataforma SPSS, e de conteúdo. Os resultados apontam que o principal motivo para permanência no PFG foi o interesse pessoal em aprender para melhor desempenho como gestor. Por outro lado, a principal justificativa apresentada para não participação no treinamento e para evasão foi a incompatibilidade entre a rotina de trabalho e a capacitação. A melhor estratégia de aprendizagem, de acordo com os alunos, é a realização de oficinas de trabalho. A competência mais importante para atuação gerencial foi a comunicação assertiva e eficaz. O resultado de 3,63 na escala de autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho indica impacto moderado. Os achados de pesquisa indicam a necessidade de revisão de fatores organizacionais e de características específicas para o aperfeiçoamento das futuras edições do PFG.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCompetências gerenciaispt_BR
dc.subject.keywordSenado Federalpt_BR
dc.subject.keywordTrabalho - desempenhopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.titleAvaliação do Programa de Formação Gerencial do Senado Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-30T13:06:55Z-
dc.date.available2021-09-30T13:06:55Z-
dc.date.submitted2021-06-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28736-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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