Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28733
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DanielNunesVieira_tcc.pdf1,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A formação do professor de Geografia no Curso de Licenciatura da UnB : o currículo antigo, a prática docente de seus egressos e o novo currículo
Autor(es): Vieira, Daniel Nunes
Orientador(es): Nascimento, Roselir de Oliveira
Coorientador(es): Maniçoba, Regina de Souza
Assunto: Projeto político-pedagógico
Professores - formação
Geografia - estudo e ensino
Políticas públicas educacionais
Currículo profissional - professor
Ensino e aprendizagem
Data de apresentação: 26-Jul-2021
Data de publicação: 30-Set-2021
Referência: VIEIRA, Daniel Nunes. A formação do professor de Geografia no Curso de Licenciatura da UnB: o currículo antigo, a prática docente de seus egressos e o novo currículo. 2021. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Refletir sobre a formação docente é essencial para o desenvolvimento de competências e significação dos conteúdos, buscando articulação entre a teoria e a prática. O presente trabalho tem como objetivo analisar o currículo do curso de Licenciatura de Geografia da Universidade de Brasília na formação do docente frente às exigências da realidade da prática no Ensino Básico. A pesquisa é fundamentada através de uma revisão bibliográfica, do Projeto Político Pedagógico, de políticas públicas educacionais e do questionário aplicado com professores que são ex-alunos do curso de Licenciatura em Geografia na UnB. De caráter investigativo, é possível identificar as demandas e os desafios inerentes à prática docente perante as lacunas apresentadas pelo currículo antigo do curso. Como proposta do novo PPP, as mudanças encontradas no novo currículo do curso de Licenciatura em Geografia envolvem a oferta de disciplinas teóricas e práticas que se articulam em função do desenvolvimento profissional docente, fortalecendo as competências das práticas pedagógicas e a construção de professores preparados para a realidade do Ensino Básico.
Abstract: Reflecting on teacher education is essential for the development of skills and meaning of content, seeking articulation between theory and practice. This work aims to analyze the curriculum of the Geography Degree course at the University of Brasilia in the training of teachers in face of the requirements of the reality of practice in Basic Education. The research is based on a bibliographic review, the Pedagogical Political Project, educational public policies and the questionnaire applied with teachers who are former students of the Geography Degree course at UnB. Investigative, it is possible to identify the demands and challenges inherent to teaching practice in view of the gaps presented by the old course curriculum. As proposed by the new PPP, the changes found in the new curriculum of the Bachelor's Degree in Geography involve the provision of theoretical and practical disciplines that are linked to the professional development of teachers, strengthening the skills of pedagogical practices and the construction of teachers prepared for teaching. reality of Basic Education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.