Título: | A formação do professor de Geografia no Curso de Licenciatura da UnB : o currículo antigo, a prática docente de seus egressos e o novo currículo |
Autor(es): | Vieira, Daniel Nunes |
Orientador(es): | Nascimento, Roselir de Oliveira |
Coorientador(es): | Maniçoba, Regina de Souza |
Assunto: | Projeto político-pedagógico Professores - formação Geografia - estudo e ensino Políticas públicas educacionais Currículo profissional - professor Ensino e aprendizagem |
Data de apresentação: | 26-Jul-2021 |
Data de publicação: | 30-Set-2021 |
Referência: | VIEIRA, Daniel Nunes. A formação do professor de Geografia no Curso de Licenciatura da UnB: o currículo antigo, a prática docente de seus egressos e o novo currículo. 2021. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Refletir sobre a formação docente é essencial para o desenvolvimento de
competências e significação dos conteúdos, buscando articulação entre a teoria e a
prática. O presente trabalho tem como objetivo analisar o currículo do curso de
Licenciatura de Geografia da Universidade de Brasília na formação do docente frente
às exigências da realidade da prática no Ensino Básico. A pesquisa é fundamentada
através de uma revisão bibliográfica, do Projeto Político Pedagógico, de políticas
públicas educacionais e do questionário aplicado com professores que são ex-alunos
do curso de Licenciatura em Geografia na UnB. De caráter investigativo, é possível
identificar as demandas e os desafios inerentes à prática docente perante as lacunas
apresentadas pelo currículo antigo do curso. Como proposta do novo PPP, as
mudanças encontradas no novo currículo do curso de Licenciatura em Geografia
envolvem a oferta de disciplinas teóricas e práticas que se articulam em função do
desenvolvimento profissional docente, fortalecendo as competências das práticas
pedagógicas e a construção de professores preparados para a realidade do Ensino
Básico. |
Abstract: | Reflecting on teacher education is essential for the development of skills and meaning
of content, seeking articulation between theory and practice. This work aims to analyze
the curriculum of the Geography Degree course at the University of Brasilia in the
training of teachers in face of the requirements of the reality of practice in Basic
Education. The research is based on a bibliographic review, the Pedagogical Political
Project, educational public policies and the questionnaire applied with teachers who
are former students of the Geography Degree course at UnB. Investigative, it is
possible to identify the demands and challenges inherent to teaching practice in view
of the gaps presented by the old course curriculum. As proposed by the new PPP, the
changes found in the new curriculum of the Bachelor's Degree in Geography involve
the provision of theoretical and practical disciplines that are linked to the professional
development of teachers, strengthening the skills of pedagogical practices and the
construction of teachers prepared for teaching. reality of Basic Education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Geografia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.