Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28732
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BiancaNascimentoDeMatos_tcc.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Espaço sagrado e intolerância religiosa : o caso da Praça dos Orixás, Brasília-DF
Autor(es): Matos, Bianca Nascimento de
Orientador(es): Araújo, Shadia Husseini de
Assunto: Praças
Religiões afro-brasileiras
Geografia - religião
Fenomenologia
Intolerância religiosa
Racismo
Negros - religião
Liberdade religiosa
Data de apresentação: 26-Fev-2021
Data de publicação: 30-Set-2021
Referência: MATOS, Bianca Nascimento de. Espaço sagrado e intolerância religiosa: o caso da Praça dos Orixás, Brasília-DF. 2021. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender o significado da Praça dos Orixás para os fiéis das religiões afro-brasileiras e também evidenciar os desafios vivenciados que prejudicam a infraestrutura e manutenção do espaço. A análise foi feita utilizando o método fenomenológico da Geografia da Religião que se baseia em parâmetros como a percepção e vivência dos fenômenos. Foram utilizadas entrevistas por pauta, técnica que permitiu evidenciar que a praça é percebida como espaço sagrado de grande força espiritual, porém, mesmo com todos os sentimentos positivos referentes a praça existe também os negativos, devido a falta de infraestrutura e depredações relacionadas à intolerância religiosa e racismo.
Abstract: This study analyses the meaning of Praça dos Orixás to adherents of Afro-Brazilian religions and highlights the experienced challenges of neglected infrastructure and damage due to violent religious intolerance. The analysis is based on a phenomenological approach using concepts of perception, experience the sacred space, as well as on in-depth interviews. The results show that the Praça dos Orixás is perceived and experienced a sacred space of great spiritual power. However, despite all the positive feelings regarding this place, there are also negative ones, due to the lack of infrastructure and depredations that are related to religious intolerance and racism.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.