Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28726
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnaLuisaDaCaminoMonclair_tcc.pdf1,98 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAragão, Bruno Saboya de-
dc.contributor.authorMonclair, Ana Luisa da Camino-
dc.identifier.citationMONCLAIR, Ana Luisa da Camino. Análise da importância de atributos do serviço no mercado de streaming de vídeo: um estudo aplicado através de experimento de escolhas discretas. 2021. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo buscou analisar a importância dos atributos dos serviços de streaming audiovisual online (mais especificamente, dos serviços SVOD – Subscription Video on Demand, em que o usuário paga uma taxa mensal ou anual para ter acesso a conteúdo de entretenimento audiovisual por meio de uma plataforma online). Para isso, foi utilizado o método DCE – Discrete Choice Experiment, ou Experimento de Escolha Discreta, que busca medir o peso de cada um dos vários atributos que um produto ou serviço podem ter na decisão de compra de um consumidor, ao apresentar cenários de escolha que combinam diferentes níveis de cada atributo. Os atributos avaliados foram definidos com base em um levantamento qualitativo com 10 usuários de plataformas de streaming de vídeo e, em seguida, foi feito um survey com 250 pessoas a fim de aplicar o experimento de escolha discreta e obter a importância relativa de cada atributo e a disposição a pagar a mais por cada um deles. Os resultados revelam que os atributos mais importantes para os consumidores desse tipo de serviço são “qualidade do vídeo”, “velocidade de lançamentos” e “variedade de conteúdo”, sendo que os dois últimos são, ainda, os atributos pelos quais as pessoas estão dispostas a pagar mais. Além disso, também foi observado que os fatores sociodemográficos “idade” e “renda familiar” têm influência nessa avaliação, de forma que os atributos “variedade de conteúdo” e “estabilidade da conexão” são mais importantes a medida que a renda familiar é mais alta e, por outro lado, os atributos “facilidade de uso”, “estabilidade da conexão” e “preço” são mais importantes para pessoas com mais idade. Esses resultados são especialmente relevantes para as empresas do segmento contemplado por permitirem um maior embasamento nas decisões relacionadas ao serviço, segmentação e precificação, mas também contribuem para a literatura acadêmica ao aplicar, de forma inovadora, o método DCE a um serviço digital.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordStreaming (Tecnologia de transmissão de dados)pt_BR
dc.subject.keywordPlataformas digitaispt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - comportamento de comprapt_BR
dc.subject.keywordSatisfação do consumidorpt_BR
dc.titleAnálise da importância de atributos do serviço no mercado de streaming de vídeo : um estudo aplicado através de experimento de escolhas discretaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-30T12:39:42Z-
dc.date.available2021-09-30T12:39:42Z-
dc.date.submitted2021-05-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28726-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article aimed to analyze the importance of online video streaming service's attributes (more specifically the SVOD - Subscription Videos on Demand, in wich the user pays a monthly or annual fee to have access to audiovisual entertainment content via an online platform). To achieve that, the DCE (Discrete Choice Experiment) method was chosen, wich measures the impact of each one of the various attributes that a product or a service may have on a consumer's purchase decision, by presenting a selection of scenarios that combine different levels of each attribute. The assessed attributes were chosen on the grounds of a qualitative survey with 10 SVOD users, and then, another survey was done, with a 250 people sample, with the intent of applying the DCE and obtain the relative importance of each attribute and the inclination to pay more for each one of them. The results reveal that the most important attributes to the consumers of this type of service are "video quality", "speed of new releases" and "variety of content", the last two being the ones that people are willing to pay more. Also, it was observed that the sociodemographic factors "age" and "family income" exert influence on the evaluation in a way that the attributes "variety of content" and "stability of the connection" become more important as family income gets higher and, on the other hand, the "easiness of use", "stability of the connection" and "price" are more important to older people. These results are especially important to companies in the contemplated segment, as they allow a better foundation in the decisions related to the services, segmentation and pricing, but also contributes to the academic literature by applying to a digital service, in an innovative manner, the DCE method.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.