Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/28723
Título: | Educação física escolar no Distrito Federal : aspectos da compreensão didatico-pedagógica de professores da rede pública de ensino do Distrito Federal |
Autor(es): | Yung, Henrique Fechina Gomes de Oliveira |
Orientador(es): | Costa, Jonatas Maia da |
Assunto: | Educação física escolar Professores de educação física Didática |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 30-Set-2021 |
Referência: | YUNG, Henrique Fechina Gomes de Oliveira. Educação física escolar no Distrito Federal: aspectos da compreensão didatico-pedagógica de professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Tendo em vista a importância de mapear a Educação Física do Distrito Federal,
esse trabalho de conclusão de curso usou dados atuais referentes à Educação Física da
Secretaria de Educação do Distrito Federal, coletados através da pesquisa: “A EDUCAÇÃO
FÍSICA ESCOLAR DO DISTRITO FEDERAL:UM ESTUDO SOBRE O PANORAMA
SOCIOPEDAGÓGICO E ESTRUTURAL DA ESCOLA PÚBLICA, além de uma revisão
bibliográfica nos periódicos usados por (BRACHT et al., 2011) . O presente trabalho
apresenta A análise entre A Educação Física dos últimos dez anos e A Educação Física
atual da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A pesquisa é baseada na revisão
bibliográfica nos periódicos usados (BRACHT et al., 2011) nos últimos dez anos utilizando
os termos-chave: “(educação física) (didática)”. Verificou-se que apesar de a maior parte
dos professores entrevistados terem assinalado passar por experiências dentro da escola,
quase metade julgou que a graduação não foi suficiente para preparar para docência, o que
gera uma grande demanda por cursos de formação continuada e pós-graduação lato-sensu
por apresentar maior troca de conhecimento entre os profissionais. A pesquisa também
mapeou os conteúdos mais usados pelos professores evidenciando A hegemonia dos
esportes sobre os outros conteúdos, porém, a pesquisa também mostrou uma ascensão
dos jogos e brincadeiras com o corpo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.