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Título: O que é gamificação para educação física brasileira? uma revisão sistemática conceitual
Autor(es): Nascimento, Maria Paula da Silva
Santos, Yuri Matias Alves dos
Orientador(es): Ribeiro, Alexandre Lima de Araújo
Coorientador(es): Silva, Leonardo Peixoto Arêas da
Assunto: Jogos educativos
Gamificação
Educação física escolar
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 30-Set-2021
Referência: NASCIMENTO, Maria Paula da Silva; SANTOS, Yuri Matias Alves dos. O que é gamificação para educação física brasileira? uma revisão sistemática conceitual. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: No contexto em que vivemos, de mudanças constantes, surgem pautas e reflexões que requerem um maior aprofundamento e investigação para uma melhor compreensão. Para a Educação Física, a temática dos jogos, e de como os mesmos se dão neste contexto, se faz presente em diferentes debates. Entretanto, há, também, uma grande confusão de termos que acarreta a necessidade de conceituação e esclarecimentos. Dentre eles, os conceitos de gamificação, design de jogos, Game-Based Learning (GBL) parecem se confundir pelos profissionais da Educação Física. Os próprios conceitos referentes à jogos precisam ser melhor compreendidospara a melhoria da aplicação deles na área. Objetivo: O objetivo principal desta pesquisa é esclarecer o conceito de gamificação para a Educação Física brasileira. Métodos: O presente estudo trata de uma revisão sistemática elaborada de acordo com a estratégia PICOS: gamificação (Intervenção [Intervention, em inglês]) e estudos primários publicados em revistas científicas (Tipo de estudo [Studytype, em inglês]), e reportada de acordo com o PreferredReportingItems for Systematic Reviews and Meta-analysis (PRISMA Statement). Após uma triagem efetuada pelos autores, realizou-se uma leitura integral dos estudos selecionados, a fim de extrair dados pertinentes para obtenção de possíveis resultados da pesquisa. Resultados: uma pesquisa eletrônica efetuada pelos autores, recuperou 116.047 estudos, dos quais 514 foram excluídos como duplicatas, 115.854 foram excluídos por título e resumo, 161 foram excluídos por leitura de texto completo, resultado real. Assim, 05 estudos foram incluídos na revisão sistemática após a aplicação dos critérios de elegibilidade. Considerações finais: Percebeu-se que há, ainda, uma grande confusão conceitual e de aplicabilidade na área da gamificação e do jogo na Educação Física. Com os resultados obtidos, nota-se que conhecer esses conceitos parece não ser uma demanda exclusiva dos especialistas em recreação e lazer, e o conteúdo deve ser trabalhado de forma geral nos cursos de formação na área. Sugere-se a realização de futuras pesquisas a fim de uma maior compreensão.
Abstract: Introduction: In the context in which we live, of constant changes, guidelines and reflections emerge that require further study and investigation for a better understanding. For Physical Education, the theme of games, and how they occur in this context, is present in different debates. However, there is also a great confusion of terms that entails the need for conceptualization and clarification. Among them, the concepts of gamification, game design, Game Based Learning (GBL) seem to be confused by Physical Education professionals. The concepts related to games themselves need to be better understood in order to improve their application in the area. Objective: The main objective of this research is to clarify the concept of gamification for Brazilian Physical Education. Methods: The present study deals with a systematic review prepared according to the PICOS strategy: gamification (Intervention) and primary studies published in scientific journals (Type of study), and reported from according to the PreferredReportingItems for Systematic Reviews and Meta-analysis (PRISMA Statement). After a screening carried out by the authors, a complete reading of the selected studies was carried out, in order to extract relevant data to obtain possible research results. Results: an electronic search carried out by the authors, retrieved 116,047 studies, of which 514 were excluded as duplicates, 115,854 were excluded by title and abstract, 161 were excluded by reading the full text, the actual result. Thus, 05 studies were included in the systematic review after applying the eligibility criteria. Final considerations: It was noticed that there is still a great deal of conceptual confusion and applicability in the area of gamification and gambling in Physical Education. With the results obtained, it is noted that knowing these concepts does not seem to be an exclusive demand of specialists in recreation and leisure, and the content should be worked out in general in training courses in the area. It is suggested to carry out future research in order to gain a better understanding.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.
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