Título: | O que é gamificação para educação física brasileira? uma revisão sistemática conceitual |
Autor(es): | Nascimento, Maria Paula da Silva Santos, Yuri Matias Alves dos |
Orientador(es): | Ribeiro, Alexandre Lima de Araújo |
Coorientador(es): | Silva, Leonardo Peixoto Arêas da |
Assunto: | Jogos educativos Gamificação Educação física escolar |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 30-Set-2021 |
Referência: | NASCIMENTO, Maria Paula da Silva; SANTOS, Yuri Matias Alves dos. O que é gamificação para educação física brasileira? uma revisão sistemática conceitual. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Introdução: No contexto em que vivemos, de mudanças constantes, surgem pautas e
reflexões que requerem um maior aprofundamento e investigação para uma melhor
compreensão. Para a Educação Física, a temática dos jogos, e de como os mesmos se dão
neste contexto, se faz presente em diferentes debates. Entretanto, há, também, uma grande
confusão de termos que acarreta a necessidade de conceituação e esclarecimentos. Dentre
eles, os conceitos de gamificação, design de jogos, Game-Based Learning (GBL) parecem se
confundir pelos profissionais da Educação Física. Os próprios conceitos referentes à jogos
precisam ser melhor compreendidospara a melhoria da aplicação deles na área.
Objetivo: O objetivo principal desta pesquisa é esclarecer o conceito de gamificação para a
Educação Física brasileira.
Métodos: O presente estudo trata de uma revisão sistemática elaborada de acordo com a
estratégia PICOS: gamificação (Intervenção [Intervention, em inglês]) e estudos primários
publicados em revistas científicas (Tipo de estudo [Studytype, em inglês]), e reportada de
acordo com o PreferredReportingItems for Systematic Reviews and Meta-analysis (PRISMA
Statement). Após uma triagem efetuada pelos autores, realizou-se uma leitura integral dos
estudos selecionados, a fim de extrair dados pertinentes para obtenção de possíveis resultados
da pesquisa.
Resultados: uma pesquisa eletrônica efetuada pelos autores, recuperou 116.047 estudos, dos
quais 514 foram excluídos como duplicatas, 115.854 foram excluídos por título e resumo,
161 foram excluídos por leitura de texto completo, resultado real. Assim, 05 estudos foram
incluídos na revisão sistemática após a aplicação dos critérios de elegibilidade.
Considerações finais: Percebeu-se que há, ainda, uma grande confusão conceitual e de
aplicabilidade na área da gamificação e do jogo na Educação Física. Com os resultados
obtidos, nota-se que conhecer esses conceitos parece não ser uma demanda exclusiva dos
especialistas em recreação e lazer, e o conteúdo deve ser trabalhado de forma geral nos cursos
de formação na área. Sugere-se a realização de futuras pesquisas a fim de uma maior
compreensão. |
Abstract: | Introduction: In the context in which we live, of constant changes, guidelines and reflections
emerge that require further study and investigation for a better understanding. For Physical
Education, the theme of games, and how they occur in this context, is present in different
debates. However, there is also a great confusion of terms that entails the need for
conceptualization and clarification. Among them, the concepts of gamification, game design,
Game Based Learning (GBL) seem to be confused by Physical Education professionals. The
concepts related to games themselves need to be better understood in order to improve their
application in the area.
Objective: The main objective of this research is to clarify the concept of gamification for
Brazilian Physical Education.
Methods: The present study deals with a systematic review prepared according to the PICOS
strategy: gamification (Intervention) and primary studies published in scientific journals
(Type of study), and reported from according to the PreferredReportingItems for Systematic
Reviews and Meta-analysis (PRISMA Statement). After a screening carried out by the
authors, a complete reading of the selected studies was carried out, in order to extract relevant
data to obtain possible research results.
Results: an electronic search carried out by the authors, retrieved 116,047 studies, of which
514 were excluded as duplicates, 115,854 were excluded by title and abstract, 161 were
excluded by reading the full text, the actual result. Thus, 05 studies were included in the
systematic review after applying the eligibility criteria.
Final considerations: It was noticed that there is still a great deal of conceptual confusion
and applicability in the area of gamification and gambling in Physical Education. With the
results obtained, it is noted that knowing these concepts does not seem to be an exclusive
demand of specialists in recreation and leisure, and the content should be worked out in
general in training courses in the area. It is suggested to carry out future research in order to
gain a better understanding. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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