Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28706
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ThainaDeOliveiraMasson_tcc.pdf437,11 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Alexandra Militão-
dc.contributor.authorMasson, Thainá de Oliveira-
dc.identifier.citationMASSON, Thainá de Oliveira. Já sabe ler?: temores e anseios da família e da escola na alfabetização de crianças na educação infantil. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse estudo foi problematizar os processos de alfabetização/letramento vividos na educação infantil, no âmbito da escola particular. Para tal, foi realizada uma revisão de literatura que envolveu o diálogo com FERREIRO (1987) e outros autores acerca de concepções e práticas tradicionais e inovadoras de alfabetização e letramento. A metodologia foi qualitativa, envolvendo entrevistas semi estruturadas com duas famílias e uma professora da educação infantil, num total de quatro sujeitos. Foram analisadas as concepções de alfabetização inerentes às suas narrativas, assim como as práticas de alfabetização/letramento relatadas, e ainda percepções, expectativas, ansiedades, medos e angústias manifestos por todos com relação a esses processos vividos pelas crianças, assim como dificuldades enfrentadas e soluções construídas. Por fim, discute-se caminhos possíveis no âmbito do trabalho pedagógico com a linguagem escrita na educação infantil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordEscolas particularespt_BR
dc.subject.keywordEscritapt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleJá sabe ler? : temores e anseios da família e da escola na alfabetização de crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-28T17:53:07Z-
dc.date.available2021-09-28T17:53:07Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28706-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.