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dc.contributor.advisorDias, Paula Maria Cobucci Ribeiro-
dc.contributor.authorOliveira, Valentina Carvalho-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Valentina Carvalho. A escolarização em ciclos no Distrito Federal : a solução ou o problema dos anos iniciais do ensino fundamental?. 2020. 100 f. ; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho constitui-se como uma pesquisa sobre a implementação da escolarização em Ciclos no Brasil, mais especificamente no Distrito Federal, de modo a compreender a organização da alfabetização em Blocos ou Ciclos e o impacto da implementação de um regime de não reprovação em combate ao fracasso escolar nos anos iniciais da educação básica brasileira. Dessa forma, visa-se entender os resultados da implementação do Bloco Inicial de Alfabetização no Distrito Federal, na qualidade da educação e na diminuição da evasão e reprovação escolar. Para isso, utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica e de pesquisa documental, pois de acordo com Gil (2010) é uma ótima maneira de obterem-se dados em quantidade e qualidade suficiente, além de otimizar o tempo da pesquisa. Dessa forma, o trabalho ocupa-se de traçar um panorama, abrangendo a explicação do que de fato é a escolarização em Blocos ou Ciclos, entendendo seu contexto histórico e compreendendo suas aplicações práticas através das legislações como a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996). Por fim, ocupa-se de analisar os dados dos indicadores educacionais fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2020) para que possa chegar às considerações finais de que a escolarização em Ciclos pode sim ter cooperado para a elaboração de algumas soluções para problemas da educação básica, como a diminuição da evasão, o abandono e a reprovação escolar. Mas que também pode ter cooperado para que as metas que projetam qualidade escolar propostas pelo INEP tenham deixado de ser atingidas, bem como para a agravação do problema de retenção escolar, que podem ter sido acentuados com a mudança da organização da estrutura escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordFracasso escolarpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - desempenho dos alunospt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - séries iniciaispt_BR
dc.titleA escolarização em ciclos no Distrito Federal : a solução ou o problema dos anos iniciais do ensino fundamental?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-28T17:40:24Z-
dc.date.available2021-09-28T17:40:24Z-
dc.date.submitted2020-12-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28704-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work constitutes a research on the implementation of schooling in Cycles in Brazil, more specifically in the Federal District, in order to understand the organization of literacy in Blocks or Cycles and the impact of the implementation of a non-failure regime in combating school failure in the early years of Brazilian basic education. Thus, the aim is to understand the results of the implementation of the Initial Literacy Block in the Federal District, in the quality of education and in the reduction of school dropout and failure. For this, the methodology of bibliographic review and documentary research was used, as according to Gil (2010) it is a great way to obtain data in sufficient quantity and quality, in addition to optimizing the research time. In this way, the work is concerned with drawing a panorama, covering the explanation of what schooling in Blocks or Cycles really is, understanding its historical context and understanding its practical applications through legislation such as the Federal Constitution of 1988 (BRASIL, 1988) and the National Education Guidelines and Bases Law (BRASIL, 1996). Finally, it takes care of analyzing the data of the educational indicators provided by the National Institute of Educational Researches Anísio Teixeira (INEP, 2020) so that it can reach the final considerations that schooling in Cycles may indeed have cooperated in the elaboration of some solutions for basic education such as decreasing dropout, dropout and school failure, but which may also have cooperated so that the goals that project school quality proposed by INEP have ceased to be achieved as well as for the aggravation of the problem of school retention, which can have been accentuated by the change in the organization of the school structure.pt_BR
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