Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Valentina Carvalho | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Valentina Carvalho. A escolarização em ciclos no Distrito Federal : a solução ou o problema dos anos iniciais do ensino fundamental?. 2020. 100 f. ; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho constitui-se como uma pesquisa sobre a implementação da
escolarização em Ciclos no Brasil, mais especificamente no Distrito Federal, de
modo a compreender a organização da alfabetização em Blocos ou Ciclos e o
impacto da implementação de um regime de não reprovação em combate ao
fracasso escolar nos anos iniciais da educação básica brasileira. Dessa forma,
visa-se entender os resultados da implementação do Bloco Inicial de
Alfabetização no Distrito Federal, na qualidade da educação e na diminuição da
evasão e reprovação escolar. Para isso, utilizou-se a metodologia de revisão
bibliográfica e de pesquisa documental, pois de acordo com Gil (2010) é uma
ótima maneira de obterem-se dados em quantidade e qualidade suficiente,
além de otimizar o tempo da pesquisa. Dessa forma, o trabalho ocupa-se de
traçar um panorama, abrangendo a explicação do que de fato é a
escolarização em Blocos ou Ciclos, entendendo seu contexto histórico e
compreendendo suas aplicações práticas através das legislações como a
Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (BRASIL, 1996). Por fim, ocupa-se de analisar os dados
dos indicadores educacionais fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2020) para que possa chegar às
considerações finais de que a escolarização em Ciclos pode sim ter cooperado
para a elaboração de algumas soluções para problemas da educação básica,
como a diminuição da evasão, o abandono e a reprovação escolar. Mas que
também pode ter cooperado para que as metas que projetam qualidade escolar
propostas pelo INEP tenham deixado de ser atingidas, bem como para a
agravação do problema de retenção escolar, que podem ter sido acentuados
com a mudança da organização da estrutura escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - desempenho dos alunos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - séries iniciais | pt_BR |
dc.title | A escolarização em ciclos no Distrito Federal : a solução ou o problema dos anos iniciais do ensino fundamental? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T17:40:24Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28T17:40:24Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28704 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work constitutes a research on the implementation of schooling in Cycles
in Brazil, more specifically in the Federal District, in order to understand the
organization of literacy in Blocks or Cycles and the impact of the implementation
of a non-failure regime in combating school failure in the early years of Brazilian
basic education. Thus, the aim is to understand the results of the
implementation of the Initial Literacy Block in the Federal District, in the quality
of education and in the reduction of school dropout and failure. For this, the
methodology of bibliographic review and documentary research was used, as
according to Gil (2010) it is a great way to obtain data in sufficient quantity and
quality, in addition to optimizing the research time. In this way, the work is
concerned with drawing a panorama, covering the explanation of what
schooling in Blocks or Cycles really is, understanding its historical context and
understanding its practical applications through legislation such as the Federal
Constitution of 1988 (BRASIL, 1988) and the National Education Guidelines and
Bases Law (BRASIL, 1996). Finally, it takes care of analyzing the data of the
educational indicators provided by the National Institute of Educational
Researches Anísio Teixeira (INEP, 2020) so that it can reach the final
considerations that schooling in Cycles may indeed have cooperated in the
elaboration of some solutions for basic education such as decreasing dropout,
dropout and school failure, but which may also have cooperated so that the
goals that project school quality proposed by INEP have ceased to be achieved
as well as for the aggravation of the problem of school retention, which can
have been accentuated by the change in the organization of the school
structure. | pt_BR |
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