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2021_NicollasMatheusDaCostaDuarte_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorAmaro, Rosana-
dc.contributor.authorDuarte, Nícollas Matheus da Costa-
dc.identifier.citationDUARTE, Nícollas Matheus da Costa. O abandono docente nas aulas de educação física: uma revisão de literatura. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.-
dc.description.abstractO presente estudo teve como propósito investigar os fenômenos que contribuem para o abandono docente nas aulas de educação física, considerando as competências didático- pedagógica, metodológica e de gestão da ação pedagógica, investigando a problemática da “ausência de competência docente colabora para a prática do abandono docente nas aulas de educação física”? E outros eventos que surgiram ao longo da pesquisa. A pesquisa teve como objetivo identificar também, se as competências didática-pedagógica, metodológica e de gestão da ação pedagógica ocasionadas pela ação do professor de educação física, faz com que ele consulte ou não os currículos educacionais pedagógicos e também se as aulas são predominantemente republicanas ou exclusivistas para o coletivo de estudantes. O percurso metodológico teve como base de pesquisa a abordagem qualitativa construída por tipo de pesquisa “revisão de literatura narrativa”. Justifica-se a escolha desta abordagem considerando que ela se alinha com os aspectos da realidade que não podem ser quantificados, focalizando a sua atenção para os fenômenos sociais que possuem subjetividades de sujeitos de uma cultura/ou lugares. De modo complementar, a pesquisa “revisão de literatura - narrativa” possibilitou sintetizar e tentar explicar o fenômeno do abandono docente de maneira imparcial. Ademais, a revisão de literatura narrativa são publicações amplas, apropriadas para descrever e discutir o desenvolvimento de um determinado assunto, sob ponto de vista teórico ou contextual. Além disso, o estudo foi instrumentalizado por meio da base de periódico da Capes juntamente com a pesquisa de diferentes revistas da educação física, ao todo foram analisados 7 artigos relacionadas as palavras chaves “abandono docente”, com a análise também de 3 currículos educacionais pedagógicos. Sendo assim, durante o percurso dessa revisão de literatura descobriu-se eventos que contribuem para a prática do abandono docente nas aulas de educação física, pode-se dizer então que, por meio dessa investigação as circunstâncias que contribuem para o abandono docente são: desprestígio dos gestores educacionais em relação à educação física, professores que não possuem o hábito de planejarem as aulas, “aulas” monótonas e com predominância de conteúdos esportivistas, pouca ou nenhuma intervenção pedagógica, ausência de sequência pedagógica ocasionadas pelos professores, desânimo por parte dos professores que não se sentem valorizados e reconhecidos por gestores educacionais, pressão dos estudantes mais habilidosos por aulas que sejam dos esportes ou atividades favoritas, desinteresse dos estudantes menos habilidosos para participarem das aulas, desvalorização salarial, falta ou ausência de recursos didáticos e infraestrutura ruim dos espaços de aula e não conhecimento dos saberes docentes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordProfessores de educação físicapt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.titleO abandono docente nas aulas de educação física : uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-28T13:02:25Z-
dc.date.available2021-09-28T13:02:25Z-
dc.date.submitted2021-05-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28697-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this study was to investigate the phenomena that cooperate for teacher abandonment in physical education classes, considering the didactic-pedagogical, methodological and management skills of the pedagogical action, investigating the problem of the “absence of teaching competence collaborates for the practice of teacher abandonment in physical education classes”? And other events that came up during the research. The research also aimed to identify whether the didactic-pedagogical, methodological and management skills of the pedagogical action caused by the physical education teacher action, makes him consult or not the pedagogical educational curricula and also if the classes are predominantly republican or exclusivist for the student collective. The methodological path was based on a qualitative approach based on the type of research “review of narrative literature”. The choice of this approach is justified considering that it aligns with aspects of reality that cannot be quantified, focusing its attention on the social phenomena that have subjectivities of subjects from a culture / or places. In a complementary way, the research “literature review - narrative” made it possible to synthesize and try to explain the phenomenon of teacher abandonment in an impartial way. In addition, the narrative literature review is broad publications, appropriate to describe and discuss the development of a given subject, from a theoretical or contextual point of view. In addition, the study was instrumentalized by means of the Capes journal base together with the research of different physical education magazines. In total, 7 articles related to the keywords “teacher abandonment” were analyzed, with the analysis also of 3 pedagogical educational curricula. Therefore, during the course of this literature review, events that contribute to the practice of teaching abandonment in physical education classes were discovered, so it can be said that, through this investigation, the circumstances that contribute to teaching abandonment are: discredit of educational managers in relation to physical education, teachers who are not in the habit of planning classes, monotonous “classes” with a predominance of sports content, little or no pedagogical intervention, absence of pedagogical sequence caused by teachers, discouragement on the part of teachers who do not feel valued and recognized by educational managers, pressure from the most skilled students for classes that are sports or favorite activities, lack of interest from the less skilled students to participate in classes, wage devaluation, lack or absence of didactic resources and poor infrastructure of spaces of class and not knowledge of docent knowledge tees.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



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