Título: | A abordagem da qualidade na visão dos clientes : um estudo de caso |
Autor(es): | Lima, Gabriel Macêdo de |
Orientador(es): | Lesses, Olinda Maria Gomes |
Assunto: | Automóveis - equipamentos e acessórios Qualidade nos serviços Satisfação do consumidor Prestação de serviços |
Data de apresentação: | 26-Abr-2021 |
Data de publicação: | 28-Set-2021 |
Referência: | LIMA, Gabriel Macêdo de. A abordagem da qualidade na visão dos clientes: um estudo de caso. 2021. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A questão da qualidade dos serviços é algo discutido de forma recorrendo, isto
porque o fator qualidade é um diferencial competitivo entre as empresas e investir
em uma melhor percepção do cliente em relação a eles pode garantir que a
empresa tenha sua imagerm fortalecida no mercado. O interesse pela pesquisa
surgiu da observação de que muitas empresas não conseguem mensurar a
qualidade dos serviços prestados e como eles tem sido percebidos por seus
clientes, o que é importante para estruturar seu trabalho. Assim, propõe-se como
objetivo da pesquisa analisar a expectativa e a percepção dos clientes que
consumiram baterias automotivas. Para alcançar esse objetivo foi feita uma revisão
bibliográfica e, posteriormente uma pesquisa de campo com a aplicação de um
questionário baseado na metodologia de Parasuraman, Zeithaml e Berry,
considerados como pioneiros na definição de um modelo de qualidade nos
serviços chamado servqual. Os dados colhidos, portanto, refletem fatos reais
ligados a questão proposta na pesquisa. Aplicados os questionários e feitas as
análises foi possível perceber que os clientes apresentavam uma alta expectativa,
por isto muitos quesitos não alcançaram a percepção de mesmo nível, há de se
considerar, porém, que vários outros elementos tiveram percepção maior que a
expectativa, levando a crer que os serviços oferecidos pela instituição são de
qualidade, mas que podem, sempre melhorar. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.