Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28692
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EduardoFreitasDaCosta_tcc.pdf701,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atributos, consequências e valores declarados pelos consumidores de alimentos locais
Autor(es): Costa, Eduardo Freitas da
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Alimentos - comércio
Comportamento do consumidor
Hábitos alimentares
Alimentos regionais
Data de apresentação: 21-Mai-2021
Data de publicação: 28-Set-2021
Referência: COSTA, Eduardo Freitas da. Atributos, consequências e valores declarados pelos consumidores de alimentos locais. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: No contexto de crescente preocupação perante problemas ambientais e sociais gerados pela produção de alimentos, surgiu o movimento chamado Locavorismo, composto por indivíduos que apresentam preferência de consumir alimentos locais. Muitos estudos buscam entender os motivos para essa mudança de hábito de consumo e como esses alimentos se diferenciam das outras opções no mercado. Assim, é comumente utilizada a Teoria Meios-fim para identificar como os atributos, consequências e valores se relacionam, de forma a apresentar a lógica por trás do consumo desses alimentos e quais os fatores mais relevantes para esses consumidores. Observa-se, porém, uma lacuna dentro dos estudos brasileiros sobre essas questões. Logo, o presente estudo tem como objetivo avaliar os atributos, consequências e valores relacionados aos alimentos locais declarados pelos consumidores. O estudo também se propôs a investigar as definições de alimento local por parte dos consumidores. Para isso, a pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira, com aplicação de 56 questionários online, buscou identificar as definições de alimento local e selecionar os participantes para a segunda etapa, composta pelas entrevistas. Foram realizadas 11 (onze) entrevistas individuais aprofundadas, com a utilização da técnica de Laddering. Os resultados revelaram que os consumidores consideram a proximidade geográfica como fator fundamental para que o alimento seja considerado local. Sobre os atributos, os resultados apontam a “Menor distância percorrida” como o principal diferencial do produto. Em relação às consequências, o “Menor impacto ambiental” e a “Confiança” foram relatadas como as mais relevantes. Por fim, os valores mais relacionados ao consumo de alimentos locais foram a “Preocupação com questões sociais” e “Preocupação com o meio ambiente”. Como principal contribuição da pesquisa destaca-se a identificação dos principais fatores envolvidos na preferência de compras de alimentos locais. Estas informações podem ser empregadas pelas empresas na criação de novos negócios, na gestão de marca e em campanhas de marketing e publicidade, resultando em uma comunicação mais assertiva com seu público alvo, ou por futuros pesquisadores em estudos sobre o comportamento de consumo de alimentos locais e sua definição.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.