Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Watanabe, Eluiza Alberto de Morais | - |
dc.contributor.author | Costa, Eduardo Freitas da | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Eduardo Freitas da. Atributos, consequências e valores declarados pelos consumidores de alimentos locais. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | No contexto de crescente preocupação perante problemas ambientais e sociais gerados pela
produção de alimentos, surgiu o movimento chamado Locavorismo, composto por
indivíduos que apresentam preferência de consumir alimentos locais. Muitos estudos
buscam entender os motivos para essa mudança de hábito de consumo e como esses
alimentos se diferenciam das outras opções no mercado. Assim, é comumente utilizada a
Teoria Meios-fim para identificar como os atributos, consequências e valores se relacionam,
de forma a apresentar a lógica por trás do consumo desses alimentos e quais os fatores mais
relevantes para esses consumidores. Observa-se, porém, uma lacuna dentro dos estudos
brasileiros sobre essas questões. Logo, o presente estudo tem como objetivo avaliar os
atributos, consequências e valores relacionados aos alimentos locais declarados pelos
consumidores. O estudo também se propôs a investigar as definições de alimento local por
parte dos consumidores. Para isso, a pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira, com
aplicação de 56 questionários online, buscou identificar as definições de alimento local e
selecionar os participantes para a segunda etapa, composta pelas entrevistas. Foram
realizadas 11 (onze) entrevistas individuais aprofundadas, com a utilização da técnica de
Laddering. Os resultados revelaram que os consumidores consideram a proximidade
geográfica como fator fundamental para que o alimento seja considerado local. Sobre os
atributos, os resultados apontam a “Menor distância percorrida” como o principal
diferencial do produto. Em relação às consequências, o “Menor impacto ambiental” e a
“Confiança” foram relatadas como as mais relevantes. Por fim, os valores mais relacionados
ao consumo de alimentos locais foram a “Preocupação com questões sociais” e
“Preocupação com o meio ambiente”. Como principal contribuição da pesquisa destaca-se
a identificação dos principais fatores envolvidos na preferência de compras de alimentos
locais. Estas informações podem ser empregadas pelas empresas na criação de novos
negócios, na gestão de marca e em campanhas de marketing e publicidade, resultando em
uma comunicação mais assertiva com seu público alvo, ou por futuros pesquisadores em
estudos sobre o comportamento de consumo de alimentos locais e sua definição. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentos - comércio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hábitos alimentares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentos regionais | pt_BR |
dc.title | Atributos, consequências e valores declarados pelos consumidores de alimentos locais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T12:06:47Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28T12:06:47Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28692 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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