Título: | Efeito de mandos publicitários em anúncios sobre a mudança no valor da marca |
Autor(es): | Oliveira, Antônio Carlos de |
Orientador(es): | Porto, Rafael Barreiros |
Assunto: | Consumidores - preferência Comportamento do consumidor Campanhas publicitárias Persuasão (Psicologia) |
Data de apresentação: | 20-Mai-2021 |
Data de publicação: | 28-Set-2021 |
Referência: | OLIVEIRA, Antônio Carlos de. Efeito de mandos publicitários em anúncios sobre a mudança no valor da marca. 2021. 127 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Mandos são solicitações persuasivas que agem em prol do demandante. A
utilização de mandos em contextos publicitários é bastante usual, especialmente
como um conjunto de imagens e textos dentro de anúncios. Porém, sabe-se pouco
acerca da influência dessas técnicas sobre comportamentos do consumidor em
relação às marcas e os contextos de sua influência. Os mandos podem ser
influentes quando há benefícios do serviço e podem ser mais efetivos em públicosalvo que têm experiência com o serviço. Com isso, a presente pesquisa procurou
averiguar o efeito de mandos publicitários sobre a mudança no valor de uma marca,
considerando públicos diferentes em anúncios destinados ao ensino superior e
também testando a sinalização dos benefícios (conhecimento e comodidade) do
serviço ofertado. Diante disso, a teoria comportamental norteou toda essa
investigação, sendo realizado um experimento entre sujeitos (4X2), tendo os tipos de
mandos (tipo 1 x tipo 2) como variável independente manipulada, a sinalização de
benefícios ao consumidor (sinalização 1 x sinalização 2) no anúncio como variável
manipulada (moderadora), o perfil do público-alvo como segunda variável
moderadora e a mudança no valor da marca (especificando suas seis dimensões)
como variável dependente. Foram controladas as variáveis sociodemográficas dos
participantes do estudo. Com a exposição dos anúncios publicitários manipulados,
os resultados elucidaram que os mandos exerceram efeitos diferentes em cada tipo
de público-alvo, sendo que, anúncios com mando direto em seu conteúdo são mais
eficazes para persuadir os públicos interessados nos produtos e serviços da marca.
Com essas informações, a pesquisa pode auxiliar os profissionais de marketing e os
anunciantes a encontrar os tipos de linguagens mais eficazes para veicular em
anúncios publicitários, dado determinado tipo de público-alvo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
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