Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Porto, Rafael Barreiros | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Antônio Carlos de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Antônio Carlos de. Efeito de mandos publicitários em anúncios sobre a mudança no valor da marca. 2021. 127 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Mandos são solicitações persuasivas que agem em prol do demandante. A
utilização de mandos em contextos publicitários é bastante usual, especialmente
como um conjunto de imagens e textos dentro de anúncios. Porém, sabe-se pouco
acerca da influência dessas técnicas sobre comportamentos do consumidor em
relação às marcas e os contextos de sua influência. Os mandos podem ser
influentes quando há benefícios do serviço e podem ser mais efetivos em públicosalvo que têm experiência com o serviço. Com isso, a presente pesquisa procurou
averiguar o efeito de mandos publicitários sobre a mudança no valor de uma marca,
considerando públicos diferentes em anúncios destinados ao ensino superior e
também testando a sinalização dos benefícios (conhecimento e comodidade) do
serviço ofertado. Diante disso, a teoria comportamental norteou toda essa
investigação, sendo realizado um experimento entre sujeitos (4X2), tendo os tipos de
mandos (tipo 1 x tipo 2) como variável independente manipulada, a sinalização de
benefícios ao consumidor (sinalização 1 x sinalização 2) no anúncio como variável
manipulada (moderadora), o perfil do público-alvo como segunda variável
moderadora e a mudança no valor da marca (especificando suas seis dimensões)
como variável dependente. Foram controladas as variáveis sociodemográficas dos
participantes do estudo. Com a exposição dos anúncios publicitários manipulados,
os resultados elucidaram que os mandos exerceram efeitos diferentes em cada tipo
de público-alvo, sendo que, anúncios com mando direto em seu conteúdo são mais
eficazes para persuadir os públicos interessados nos produtos e serviços da marca.
Com essas informações, a pesquisa pode auxiliar os profissionais de marketing e os
anunciantes a encontrar os tipos de linguagens mais eficazes para veicular em
anúncios publicitários, dado determinado tipo de público-alvo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - preferência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Campanhas publicitárias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Persuasão (Psicologia) | pt_BR |
dc.title | Efeito de mandos publicitários em anúncios sobre a mudança no valor da marca | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T11:29:49Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28T11:29:49Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28690 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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