Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Amiel, Tel | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Gabriela Barbosa | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Gabriela Barbosa. Tendências de inovação em bibliotecas escolares : o uso de novas mídias para ressignificar esses espaços. 2020. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A implementação de práticas inovadoras em espaços escolares é um movimento
necessário para acompanhar as necessidades da sociedade contemporânea, que,
mesmo com desigualdades, encontra-se cada vez mais imersa num universo de
tecnologias. Este trabalho investiga tendências de inovação em bibliotecas
escolares, com foco em novas mídias e espaços de criação colaborativos. Teve
como objetivos mapear quais as práticas de inovação têm sido implementadas nas
bibliotecas escolares brasileiras e de que forma os conceitos de makerspace,
hackerspace e centro de recursos têm sido incorporados pelas instituições
escolares. O trabalho é fundamentado por meio de um mapeamento sistemático de
literatura, contemplando artigos, publicações em conferências ou resumos
expandidos revisados por pares, além de teses e dissertações, publicados entre os
anos 2000 e 2020, em português. Como resultado final, obteu-se um escopo de 8
trabalhos que se enquadraram aos critérios de inclusão. As publicações indicaram o
makerspace como uma tendência promissora de inovação em bibliotecas escolares
e um importante recurso ao processo pedagógico, bem como o Centro de Recursos
de Aprendizagem que se propõe a compor o planejamento e objetivos do sistema
educativo. Os trabalhos apontam que para uma incorporação efetiva desses
conceitos se faz necessário uma flexibilização do currículo, um processo de
conscientização da comunidade escolar e a qualificação dos profissionais
bibliotecários. Conclui-se que essa é uma área ainda pouco desenvolvida em
espaços escolares no Brasil, mas, que já se mostra com exemplos efetivos em
algumas instituições | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas escolares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas - redes de informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas e comunidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.title | Tendências de inovação em bibliotecas escolares : o uso de novas mídias para ressignificar esses espaços | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-27T17:49:26Z | - |
dc.date.available | 2021-09-27T17:49:26Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28686 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The implementation of innovative practices in school spaces is a necessary
movement to follow the needs of contemporary society, which, even with inequalities,
is increasingly immersed in the universe of technologies. This project investigates
innovation trends in school libraries, focusing on new media and collaborative
creative spaces. It aimed to map which innovation practices have been implemented
in Brazilian school libraries and how the concepts of makerspace, hackerspace and
resource center have been incorporated by school institutions. The project is based
on a systematic mapping of literature, including articles, publications in reports or
expanded abstracts peer-reviewed, in addition to theses and dissertations, published
between the years 2000 and 2020, in Portuguese. As a final result, a scope of 8
projects was obtained that met the inclusion criteria. The publications indicated the
makerspace as a promising trend for innovation in school libraries and an important
resource for the pedagogical process, as well as the Learning Resources Center that
aims to compose the planning and objectives of the educational system. The projects
show that for an effective incorporation of concepts, it is necessary to make the
curriculum more flexible, a process of raising awareness among the school
community and qualifying librarian professionals. It is concluded that this area is still
underdeveloped in school spaces in Brazil, but that it is already showing effective
processes in some institutions | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28686 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|