Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Zardo, Sinara Pollom | - |
dc.contributor.author | Silva, Débora Ianca da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Débora Ianca da. Percepções sobre o “outro” na prática pedagógica : o relato de experiência do estágio curricular. 2020. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as percepções sobre o “outro”
na prática pedagógica, tendo como referência as experiências vivenciadas no
estágio curricular do curso de Pedagogia. Os objetivos específicos que orientaram a
investigação foram: i) apreender como se constituiu a trajetória profissional da
docente participante da pesquisa; ii) observar a prática pedagógica da professora; iii)
identificar as percepções da professora sobre seus alunos e como considera suas
diferenças na prática pedagógica. O processo investigativo orientou-se pela
abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de geração de dados entrevista
com a professora regente da turma em que foi realizado o estágio curricular,
observações participantes e análise de documentos (diário de campo e projeto
político pedagógico da escola). O resultado da pesquisa evidenciou a relevância da
educação na trajetória de vida da docente e que eventos marcantes em sua
biografia a levaram a atuar profissionalmente de forma sensível às diferenças, com
um olhar mais humanizado e preocupado com o outro, alinhando-se, portanto, com a
perspectiva pedagógica crítica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.title | Percepções sobre o “outro” na prática pedagógica : o relato de experiência do estágio curricular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-27T17:34:02Z | - |
dc.date.available | 2021-09-27T17:34:02Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28685 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28685 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|