Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28670
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MarceloVieiraPortela_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Clubes escolares : percepções sobre a implementação no contexto brasileiro
Autor(es): Portela, Marcelo Vieira
Orientador(es): Dias, Maria Amélia de Paula
Assunto: Comunidade escolar
Atividades pedagógicas
Clubes escolares
Data de apresentação: 26-Mai-2021
Data de publicação: 24-Set-2021
Referência: PORTELA, Marcelo Vieira. Clubes escolares: percepções sobre a implementação no contexto brasileiro. 2020. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O debate recente no ensino brasileiro, incentivado pelas Diretrizes do Programa Ensino Integral, de São Paulo e reforçados pela Base Nacional Comum Curricular foi o principal motivador do presente trabalho. Assim buscou-se diferentes referenciais internacionais a respeito da participação dos jovens em clubes escolares e atividades extracurriculares, bem como os riscos e ponderações para extrair máximo benefício. O objetivo do trabalho foi avaliar a percepção dos pais e responsáveis sobre a possibilidade da implementação dos clubes escolares no modelo de educação atual no Brasil, com base em seus atributos. A pesquisa teve uma abordagem exploratória-descritiva sobre a percepção dos consumidores – os pais, mães, ou responsáveis pela matrícula dos jovens nas escolas. Foi feito um levantamento por meio de um questionário com base nos atributos de clubes escolares observados no referencial teórico, aplicado em uma amostra válida de 78 respondentes, sendo 61 de escolas particulares e 17 de escolas públicas. Foram observados indícios de que existe uma demanda reprimida acerca da abordagem educacional que poderia ser suprida parcialmente pela implementação de clubes escolares, através de análise da diferença entre percepção e expectativa. Ainda, os resultados indicam que pode haver um preço-prêmio nas escolas que implementarem com sucesso esse modelo, um forte indicador de brand equity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.