Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Maria Amélia de Paula | - |
dc.contributor.author | Portela, Marcelo Vieira | - |
dc.identifier.citation | PORTELA, Marcelo Vieira. Clubes escolares: percepções sobre a implementação no contexto brasileiro. 2020. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O debate recente no ensino brasileiro, incentivado pelas Diretrizes do Programa Ensino Integral,
de São Paulo e reforçados pela Base Nacional Comum Curricular foi o principal motivador do
presente trabalho. Assim buscou-se diferentes referenciais internacionais a respeito da
participação dos jovens em clubes escolares e atividades extracurriculares, bem como os riscos
e ponderações para extrair máximo benefício. O objetivo do trabalho foi avaliar a percepção
dos pais e responsáveis sobre a possibilidade da implementação dos clubes escolares no modelo
de educação atual no Brasil, com base em seus atributos. A pesquisa teve uma abordagem
exploratória-descritiva sobre a percepção dos consumidores – os pais, mães, ou responsáveis
pela matrícula dos jovens nas escolas. Foi feito um levantamento por meio de um questionário
com base nos atributos de clubes escolares observados no referencial teórico, aplicado em uma
amostra válida de 78 respondentes, sendo 61 de escolas particulares e 17 de escolas públicas.
Foram observados indícios de que existe uma demanda reprimida acerca da abordagem
educacional que poderia ser suprida parcialmente pela implementação de clubes escolares,
através de análise da diferença entre percepção e expectativa. Ainda, os resultados indicam que
pode haver um preço-prêmio nas escolas que implementarem com sucesso esse modelo, um
forte indicador de brand equity. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clubes escolares | pt_BR |
dc.title | Clubes escolares : percepções sobre a implementação no contexto brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-24T13:02:06Z | - |
dc.date.available | 2021-09-24T13:02:06Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28670 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|