Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Zardo, Sinara Pollom | - |
dc.contributor.author | Silva, Lana Teixeira | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lana Teixeira. A pedagogia hospitalar como componente curricular dos cursos de pedagogia das universidades federais da região centro-oeste. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como a pedagogia hospitalar
está contemplada nos currículos dos cursos de graduação das universidades federais
da região Centro-Oeste. Como objetivos específicos, foram delineados: a) mapear as
universidades federais da região Centro-Oeste que ofertam cursos de pedagogia na
modalidade presencial; b) identificar os projetos pedagógicos dos cursos de
pedagogia e as matrizes curriculares; c) verificar quais são os espaços curriculares
dos cursos de pedagogia que contemplam a pedagogia hospitalar como área de
formação. A pedagogia hospitalar é um componente formativo do curso de Pedagogia
que tem como objeto de estudo a formação docente voltada para o ensino e a
aprendizagem de crianças e adolescentes impedidos de frequentar a escola por
motivo de hospitalização. Trata-se, também, de um dos campos de atuação
profissional do pedagogo, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso
de Graduação em Pedagogia, licenciatura – Resolução CNE/CP n. 1/2006. A presente
pesquisa é de abordagem qualitativa e utilizou como instrumentos de geração de
dados a análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em
Pedagogia de quatro universidades federais, representantes de cada unidade
federativa da região Centro-Oeste. Utilizou-se como critério para escolha das
instituições a serem pesquisadas a antiguidade dos cursos. Foram analisados os
projetos políticos pedagógicos das seguintes instituições: Universidade Federal do
Goiás – Campus Colemar Natal e Silva, Universidade de Brasília – Campus Darcy
Ribeiro, Universidade Federal do Mato Grosso – Campus Cuiabá e Universidade
Federal do Mato Grosso do Sul – Campos Pantanal. Os resultados mostram que de
quatro cursos de Pedagogia, apenas um possui uma disciplina diretamente
relacionada à pedagogia hospitalar e duas universidades contemplam o estágio em
espaços não escolares em seus currículos. As conclusões demostram que a
pedagogia hospitalar é uma temática pouco explorada nos cursos de formação em
Pedagogia na região centro-oeste, embora existam documentos normativos que
positivem o direito à educação para crianças e adolescentes hospitalizados, bem
como orientem a formação do pedagogo para atuação em espaços não escolares. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades públicas | pt_BR |
dc.title | A pedagogia hospitalar como componente curricular dos cursos de pedagogia das universidades federais da região centro-oeste | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-24T12:10:05Z | - |
dc.date.available | 2021-09-24T12:10:05Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28666 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research had as general objective to analyze which form a hospital
pedagogy is contemplated in the curricula of the graduation courses of the federal
universities of the Midwest region. As specific objectives, the following were outlined:
a) to map federal universities in the Midwest region that offer pedagogy courses in
classroom mode; b) identify the pedagogical projects of the pedagogy courses and as
curricular matrices; c) to verify how pedagogy courses include hospital pedagogy as a
training area. Hospital pedagogy is a formative component of the Pedagogy course
whose object of study is teacher training aimed at teaching and learning to children
and adolescents who are prevented from attending school due to hospitalization. It is
also one of the fields of professional activity of the pedagogue, according to the
National Curricular Guidelines for the Undergraduate Course in Pedagogy,
undergraduate - Resolution CNE / CP n. 1/2006. The present research has a
qualitative approach and uses as instruments of data generation a documental
analysis of the pedagogical projects of the undergraduate courses in Pedagogy of four
federal universities, representatives of each federative unit in the Midwest region. Use
the criteria to choose the institutions to be researched, the seniority of the courses.
The pedagogical political projects of the following institutions were approved: Federal
University of Goiás - Campus Colemar Natal e Silva, Federal University of Brasília -
Campus Darcy Ribeiro, Federal University of Mato Grosso - Campus Cuiabá and
Federal University of Mato Grosso do Sul - Campos Pantanal. The results shown that
of four Pedagogy courses, only one has a discipline directly related to hospital
pedagogy and two universities contemplate the internship in non-school spaces in their
curricula. Reproductions demonstrate that hospital pedagogy is a theme that is little
explored in Pedagogy training courses, although there are normative documents that
posit the right to education for hospitalized children and adolescents, as well as guiding
the training of educators to work in non-school spaces. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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