Título: | Gestão do conhecimento e da informação : uma intervenção no Serviço de Atendimento ao Usuário da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado Federal |
Outros títulos: | Knowledge and information management : an intervention in the customer service of the brazilian Federal Senate Human Resource Management Secretariat |
Autor(es): | Mendonça, Deivid Bertoldo de Osiro, Kendy Aparecido |
Orientador(es): | Gonçalves, Elizânia de Araújo |
Assunto: | Gestão do conhecimento Senado Federal Gestão de pessoas Aprendizagem organizacional Conhecimento organizacional Trabalho - desempenho humano Gestão da informação |
Data de apresentação: | 23-Jun-2021 |
Data de publicação: | 23-Set-2021 |
Referência: | MENDONÇA, Deivid Bertoldo de; OSIRO, Kendy Aparecido. Gestão do conhecimento e da informação: uma intervenção no Serviço de Atendimento ao Usuário da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado Federal. 2021. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho é o resultado de uma ação de intervenção no Serviço de Atendimento ao Usuário
(SEATUS) da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado Federal (SEGP), para, com esteio na
literatura científica relacionada à Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional,
promover a criação de um ambiente virtual colaborativo de produção e socialização de
conteúdo, denominado Wiki-Seatus. Para tanto, foram utilizadas aplicações do Microsoft 365,
tais como Sharepoint, Planner, OneNote, Microsoft Forms, de forma a criar ambiente de acesso
restrito aos colaboradores e funcionários do setor. Houve aderência da chefia do setor e da
equipe ao projeto. Verificou-se que, em pouco tempo de funcionamento da Wiki-Seatus, a
ferramenta proporcionou a gestão e a socialização do conhecimento, tornando-se um potencial
canal de transferência de informação e interação interna, bem como entre coordenações
subordinadas à SEGP com a equipe do SEATUS. Faz-se necessária uma avaliação de impacto
do uso da ferramenta para o desempenho da unidade após um período mais prolongado de
operação. |
Abstract: | This article is the result of an intervention in the Customer Service (SEATUS) of the Brazilian
Federal Senate Human Resources Management Secretariat (SEGP), to promote, based on the
scientific literature related to Knowledge Management and Organizational Learning, the
creation of a collaborative virtual environment for the production and socialization of content, called Wiki-Seatus. For this purpose, Microsoft 365 applications were used, such as Sharepoint,
Planner, OneNote, Microsoft Forms, to create an environment with restricted access to
collaborators and employees of the sector. The sector's head and the team joined the project. It
was found that, within a short time of Wiki-Seatus's operation, the tool provided the
management and socialization of knowledge, becoming a potential channel for information
transfer and internal interaction, as well as an integration between coordinations subordinated
to SEGP with the SEATUS team. An impact assessment of the use of the tool is necessary for
the unit's performance after a longer period of operation. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público, 2021. |
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