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Título: Gestão do conhecimento e da informação : uma intervenção no Serviço de Atendimento ao Usuário da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado Federal
Outros títulos: Knowledge and information management : an intervention in the customer service of the brazilian Federal Senate Human Resource Management Secretariat
Autor(es): Mendonça, Deivid Bertoldo de
Osiro, Kendy Aparecido
Orientador(es): Gonçalves, Elizânia de Araújo
Assunto: Gestão do conhecimento
Senado Federal
Gestão de pessoas
Aprendizagem organizacional
Conhecimento organizacional
Trabalho - desempenho humano
Gestão da informação
Data de apresentação: 23-Jun-2021
Data de publicação: 23-Set-2021
Referência: MENDONÇA, Deivid Bertoldo de; OSIRO, Kendy Aparecido. Gestão do conhecimento e da informação: uma intervenção no Serviço de Atendimento ao Usuário da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado Federal. 2021. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma ação de intervenção no Serviço de Atendimento ao Usuário (SEATUS) da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado Federal (SEGP), para, com esteio na literatura científica relacionada à Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional, promover a criação de um ambiente virtual colaborativo de produção e socialização de conteúdo, denominado Wiki-Seatus. Para tanto, foram utilizadas aplicações do Microsoft 365, tais como Sharepoint, Planner, OneNote, Microsoft Forms, de forma a criar ambiente de acesso restrito aos colaboradores e funcionários do setor. Houve aderência da chefia do setor e da equipe ao projeto. Verificou-se que, em pouco tempo de funcionamento da Wiki-Seatus, a ferramenta proporcionou a gestão e a socialização do conhecimento, tornando-se um potencial canal de transferência de informação e interação interna, bem como entre coordenações subordinadas à SEGP com a equipe do SEATUS. Faz-se necessária uma avaliação de impacto do uso da ferramenta para o desempenho da unidade após um período mais prolongado de operação.
Abstract: This article is the result of an intervention in the Customer Service (SEATUS) of the Brazilian Federal Senate Human Resources Management Secretariat (SEGP), to promote, based on the scientific literature related to Knowledge Management and Organizational Learning, the creation of a collaborative virtual environment for the production and socialization of content, called Wiki-Seatus. For this purpose, Microsoft 365 applications were used, such as Sharepoint, Planner, OneNote, Microsoft Forms, to create an environment with restricted access to collaborators and employees of the sector. The sector's head and the team joined the project. It was found that, within a short time of Wiki-Seatus's operation, the tool provided the management and socialization of knowledge, becoming a potential channel for information transfer and internal interaction, as well as an integration between coordinations subordinated to SEGP with the SEATUS team. An impact assessment of the use of the tool is necessary for the unit's performance after a longer period of operation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público, 2021.
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