Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28662
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DeividMendonca_KendyOsiro_tcc.pdf692 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGonçalves, Elizânia de Araújo-
dc.contributor.authorMendonça, Deivid Bertoldo de-
dc.contributor.authorOsiro, Kendy Aparecido-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Deivid Bertoldo de; OSIRO, Kendy Aparecido. Gestão do conhecimento e da informação: uma intervenção no Serviço de Atendimento ao Usuário da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado Federal. 2021. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é o resultado de uma ação de intervenção no Serviço de Atendimento ao Usuário (SEATUS) da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado Federal (SEGP), para, com esteio na literatura científica relacionada à Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional, promover a criação de um ambiente virtual colaborativo de produção e socialização de conteúdo, denominado Wiki-Seatus. Para tanto, foram utilizadas aplicações do Microsoft 365, tais como Sharepoint, Planner, OneNote, Microsoft Forms, de forma a criar ambiente de acesso restrito aos colaboradores e funcionários do setor. Houve aderência da chefia do setor e da equipe ao projeto. Verificou-se que, em pouco tempo de funcionamento da Wiki-Seatus, a ferramenta proporcionou a gestão e a socialização do conhecimento, tornando-se um potencial canal de transferência de informação e interação interna, bem como entre coordenações subordinadas à SEGP com a equipe do SEATUS. Faz-se necessária uma avaliação de impacto do uso da ferramenta para o desempenho da unidade após um período mais prolongado de operação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.keywordSenado Federalpt_BR
dc.subject.keywordGestão de pessoaspt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordConhecimento organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordTrabalho - desempenho humanopt_BR
dc.subject.keywordGestão da informaçãopt_BR
dc.titleGestão do conhecimento e da informação : uma intervenção no Serviço de Atendimento ao Usuário da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado Federalpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge and information management : an intervention in the customer service of the brazilian Federal Senate Human Resource Management Secretariatpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-23T20:33:41Z-
dc.date.available2021-09-23T20:33:41Z-
dc.date.submitted2021-06-23-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28662-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article is the result of an intervention in the Customer Service (SEATUS) of the Brazilian Federal Senate Human Resources Management Secretariat (SEGP), to promote, based on the scientific literature related to Knowledge Management and Organizational Learning, the creation of a collaborative virtual environment for the production and socialization of content, called Wiki-Seatus. For this purpose, Microsoft 365 applications were used, such as Sharepoint, Planner, OneNote, Microsoft Forms, to create an environment with restricted access to collaborators and employees of the sector. The sector's head and the team joined the project. It was found that, within a short time of Wiki-Seatus's operation, the tool provided the management and socialization of knowledge, becoming a potential channel for information transfer and internal interaction, as well as an integration between coordinations subordinated to SEGP with the SEATUS team. An impact assessment of the use of the tool is necessary for the unit's performance after a longer period of operation.pt_BR
Aparece na Coleção:MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.