Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28633
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CalebeSouzaReis_tcc.pdf4,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: EduCRAS : proposição de um modelo de monitoramento distribuído do eduroam no Brasil
Autor(es): Reis, Calebe Souza
Orientador(es): Amvame-Nze, Georges
Assunto: Redes de comunicação sem fio
Aprendizado de máquina
Data de apresentação: Dez-2018
Data de publicação: 21-Set-2021
Referência: REIS, Calebe Souza. EduCRAS: proposição de um modelo de monitoramento distribuído do eduroam no Brasil. 2018. 68 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O serviço eduroam faz parte de um projeto de colaboração mundial entre as redes de ensino e pesquisa que permite a alunos e membros de instituições o acesso à internet de forma rápida e segura em qualquer instiuição do mundo que faça parte da rede eduroam com as credenciais da instiuição de origem. No Brasil, o serviço é mantido pela RNP. Desde que foi implementado, o eduroam cresce a cada ano e, a partir de um determinado momento, ficou complicado monitorar toda a utilização da rede no Brasil. Este trabalho apresenta uma solução para o monitoramento do eduroam utilizando Machine Learning para detectar comportamentos anômalos e, a partir disso, criar alertas para os administradores do serviço.
Abstract: Eduroam is part of a global collaboration project between the research and education networks that allows students and members of these networks to access the internet quickly and safely in any institution in the world with eduroam using their local credentials. In Brazil, eduroam is maintained by RNP. since it was implemented, eduroam has increased every year and, in a certain moment, it becomes complicated to monitor all the Brazilian uses of the service eduroam. This project presents a monitoring solution for eduroam using Machine Learning to detect anomalies and, from this, generate alerts to the service administrators.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Redes de Comunicação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.