Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28625
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ThaisaDeAlbuquerqueMagalhaes_tcc.pdf429,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação profissional na cooperação técnica brasileira com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
Autor(es): Magalhães, Thaísa de Albuquerque
Orientador(es): Penna Filho, Pio
Assunto: Educação para o trabalho
Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)
Cooperação internacional
Cooperação Sul-Sul
SENAI
Data de apresentação: 30-Abr-2020
Data de publicação: 20-Set-2021
Referência: MAGALHÃES, Thaísa de Albuquerque. A educação profissional na cooperação técnica brasileira com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O artigo apresenta a trajetória da cooperação técnica brasileira em educação profissional no período de 2003 a 2015 nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Faz uma breve apresentação do surgimento da cooperação internacional e a atuação do Brasil como ator da Cooperação Sul-Sul. Apresenta os projetos de educação profissional realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Abstract: The article features the trajectory of Brazilian technical cooperation in professional education during 2003 and 2015 in development at Portuguese-Speaking African Countries (PALOP, acronyms for Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). It briefly provides information regarding international cooperation and how Brazil presents as a player for South-South Cooperation. It also presents professional education projects implemented by the Brazilian National Service for Industrial Training (SENAI) in Angola, Cape Verde, Guinea Bissau, Mozambique e Sao Tome and Principe.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XXI Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.