Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28621
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_PauloRobertoRochaBarbosa_tcc.pdf690,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Negociando sem negociadores : análise do modelo de resolução de conflitos adotado por FARC e Colômbia em 2016 e de seus potenciais efeitos para o acordo e a cultura de paz no país
Autor(es): Ferreira, Paulo Roberto Rocha Barbosa
Orientador(es): Pinto, Vânia Carvalho
Assunto: Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC)
Conflitos armados
Colômbia
Acordo de paz
Cultura
Guerrilha
Data de apresentação: 24-Abr-2020
Data de publicação: 20-Set-2021
Referência: FERREIRA, Paulo Roberto Rocha Barbosa. Negociando sem negociadores: análise do modelo de resolução de conflitos adotado por FARC e Colômbia em 2016 e de seus potenciais efeitos para o acordo e a cultura de paz no país. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A pesquisa é qualitativa, com revisões literárias sobre o tema e uso da análise de conteúdo de fontes primarias e secundárias. O presente artigo é dividido – além da introdução, conclusão e bibliografia – em quatro tópicos de desenvolvimento. O primeiro aborda o histórico de resolução de conflitos pela via pacífica, iniciado a partir da década de 1990, entre iniciativas governamentais e não-governamentais, seu desempenho, falhas e lições deixadas para o futuro. No segundo tópico, faz-se abordagem fática e teórica do acordo de paz com as FARC, núcleo do artigo, onde se ponderam suas escolhas, tendo como referência inevitável as experiência que o antecederam no país. Nos dois tópicos seguintes, abordam-se a construção da cultura da paz, suas potencialidades para proteger o acordo de 2016, fragilizado pela polarização política em que a sociedade colombiana se encontra, e o que ainda pode ser feito para que o ELN – guerrilha remanescente – retome o caminho das negociações e a paz se torne plena, embora inescapavelmente imperfeita. Dentro dos tópicos estão contidos, naturalmente, referências à cultura de violência político-partidária do país, elemento estrutural em sua história e um dos responsáveis pelo surgimento das guerrilhas, que, desta vez por meio da intensa polarização política em que a sociedade se encontra.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XXI Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.