Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28612
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PauloRobertoNunesViana_tcc.pdf1,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do profissional da informação como Product Owner na automação de serviços de informação por meio do método ágil Scrum
Autor(es): Viana, Paulo Roberto Nunes
Orientador(es): Victorino, Márcio de Carvalho
Assunto: Serviços de informação
Software - desenvolvimento
Tecnologia da informação
Scrum (Software)
Data de apresentação: 19-Mai-2021
Data de publicação: 20-Set-2021
Referência: VIANA, Paulo Roberto Nunes Viana. O papel do profissional da informação como Product Owner na automação de serviços de informação por meio do método ágil Scrum. 2021. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O fomento de novas tecnologias da informação tornou a automação de unidades informacionais uma atividade essencial para que os serviços de informação conseguissem atender à grande demanda informacional e a atingir um alto nível de qualidade. Para qualquer tipo de serviço especializado, é necessário um profissional qualificado, não ocorre diferentemente com o profissional da informação que percebe cada vez mais a necessidade de capacitação. Nesse contexto, se faz cada vez mais necessário a busca pela qualificação para que esse profissional possa pôr em prática determinados conhecimentos e técnicas que o possibilitem atuar em equipes de automação de serviços de informação. Diante desse cenário, em meados de 1990, surgem os métodos ágeis para gerenciamento e desenvolvimento de software que obtiveram bastante êxito. O Scrum desponta como o método ágil mais utilizado para gerenciamento e desenvolvimento ágil de projetos. O time Scrum é constituído por profissionais da área de computação juntamente com um gestor de escopo de projeto, que necessita ser um profissional que detém os conhecimentos acerca da área do qual os processos serão automatizados. Com o foco na automação dos processos informacionais, o presente trabalho tem como objetivo sugerir uma nova competência a ser desenvolvida pelo profissional da informação, a de gestor de escopo de projeto de desenvolvimento de softwares para a automação de serviços de informação utilizando o método ágil Scrum. A metodologia usada é de caráter qualitativo e pesquisa exploratória, sendo elaborada por meio de estudos da área de atuação do profissional da informação, dos serviços de informação e dos métodos ágeis, estabelecendo uma junção entre esses conceitos. Posteriormente, é apresentado um estudo de caso, expondo o âmbito de atuação do profissional da informação inserido em um contexto de desenvolvimento de software. Por fim, os estudos da pesquisa, atrelados ao estudo de caso, possibilitou a reflexão a respeito da atuação do profissional da informação em um projeto de automação de serviços de informação como gerente de escopo de projeto, denominando no Scrum como “Product Owner”.
Abstract: The promotion of new information technologies has made the automation of information units an essential activity for information services to be able to meet the great information demand and achieve a high level of quality. For any type of specialized service, a qualified professional is needed, it does not happen differently with the information professional who increasingly perceives the need for training. In this context, the search for qualification is becoming increasingly necessary so that this professional can put into practice certain knowledge and techniques that enable him to work in information service automation teams. Faced with this scenario, in the mid-1990s, agile methods for managing and developing software emerged, which were quite successful. Scrum emerges as the most used agile method for agile project management and development. The Scrum team is made up of professionals from the computing area together with a project scope manager, who needs to be a professional who has the knowledge about the area from which the processes will be automated. With the focus on automation of informational processes, the present work aims to suggest a new competence to be developed by the information professional, that of the scope manager of a software development project for the automation of information services using the agile Scrum method. The methodology used is of a qualitative nature and exploratory research, being elaborated through studies of the area of performance of the information professional, information services and agile methods, establishing a junction between these concepts. Subsequently, a case study is presented, exposing the scope of the information professionals role in a context of software development. Finally, research studies, linked to the case study, made it possible to reflect on the role of the information professional in an information services automation project as a project scope manager, calling Scrum as a “Product Owner”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.