Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28596
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AlicePaivaDaCosta_tcc.pdf2,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade das diretrizes clínicas vigentes para cessação tabagismo segundo o Agree II e proposta de diretriz para o cuidado
Autor(es): Costa, Alice Paiva da
Orientador(es): Santana, Rafael Santos
Coorientador(es): Alves, Bárbara Manuella Cardoso Sodré
Assunto: Tabagismo
Fumo - vício
Data de apresentação: Out-2020
Data de publicação: 17-Set-2021
Referência: COSTA, Alice Paiva da. Qualidade das diretrizes clínicas vigentes para cessação tabagismo segundo o Agree II e proposta de diretriz para o cuidado. 2020. 113 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A cessação do tabagismo é uma importante meta a ser alcançada em saúde pública devido aos prejuízos relacionados ao tabaco e alta prevalência de uso; sendo o farmacêutico um profissional acessível, deve ser encorajada sua atuação neste problema. Para tal, o trabalho foi realizado em duas etapas: (i) avaliação da qualidade de diretrizes clínicas para o manejo da cessação do tabagismo, exposta no capítulo 1; (ii) elaboração da proposta de uma diretriz clínica de cuidado farmacêutico na cessação do tabagismo, exposta no capítulo 2. Quinze diretrizes clínicas foram incluídas para avaliação no artigo, sendo duas brasileiras. As recomendações de tratamento do tabagismo se encontram bem delineadas em âmbito internacional. Sete diretrizes foram consideradas recomendadas, sendo nenhuma brasileira. Os domínios “aplicabilidade” e “rigor do desenvolvimento” obtiveram as menores notas, de 28,5% e 50%, sendo que a diretriz do Ministério da Saúde obteve apenas 20% neste último. No domínio “independência editorial”, as diretrizes brasileiras também obtiveram um baixo desempenho, pontuando abaixo de 30%. Na proposta de diretriz clínica elaborada foram abordadas, entre outros tópicos, a anamnese farmacêutica, objetivos do cuidado farmacêutico, serviços de encaminhamento e tratamentos farmacológicos e não farmacológicos, sendo estes sempre seguidos de seus respectivos níveis de evidência e força de recomendação. A metodologia ADAPTE se mostrou como uma ferramenta ideal para a elaboração de diretrizes no cuidado farmacêutico. Os achados deste trabalho também mostram uma ampla gama de evidências científicas para a cessação do tabagismo, porém a qualidade das diretrizes nacionais necessita de aprimoramento em relação à metodologia e transparência e maior investimento nos princípios da Saúde Baseada em Evidências.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.