Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28595
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AlessandroSousaCampos_tcc.pdf759,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise in silico da expressão de membros da família PDLIM na leucemia linfoblástica aguda
Autor(es): Campos, Alessandro Sousa
Orientador(es): Araújo, Felipe Saldanha de
Coorientador(es): Costa, Daniel Freitas da
Assunto: Leucemia
Hematologia
Oncologia
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 17-Set-2021
Referência: CAMPOS, Alessandro Sousa. Análise in silico da expressão de membros da família PDLIM na leucemia linfoblástica aguda. 2020. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) é uma neoplasia maligna que afeta a linhagem progenitora de linfócitos e carece de marcadores laboratoriais para melhor estratificação prognóstica. A família PDLIM é uma família de proteínas de andaime (scaffold proteins) com os domínios PDZ e LIM em sua estrutura e é composta por seis membros no genoma humano, sendo estes PDLIM1, PDLIM2, PDLIM3, PDLIM4, PDLIM5 e PDLIM7. Existem evidências da relação entre os membros dessa família e alguns tipos de cânceres sólidos e hematológicos da linhagem mieloide. Por isso, neste trabalho o objetivo foi comparar o padrão de expressão dos membros dessa família em células obtidas da medula óssea (MO) de indivíduos saudáveis e em amostras de indivíduos subdivididos em oito tipos de LLA. Além disso, discutir o possível papel da família PDLIM na fisiopatologia dessa doença. Interessantemente, os pacientes com LLA apresentam expressão reduzida dos genes PDLIM1, PDLIM4 e PDLIM5. Não encontramos diferença de expressão dos genes PDLIM2, PDLIM3 e PDLIM7 entre as amostras leucêmicas e controle. Importante destacar que para alguns tipos de câncer existem apontamentos para uma possível função de PDLIM como gene supressor tumoral. Acreditamos que essa função possa ocorrer também na LLA e destacamos que a LLA t(1:19) é o subtipo leucêmico que mais sofre influência da família PDLIM, tendo em vista que todos os genes analisados (exceção de PDLIM 7) estão com expressão reduzida nesses pacientes. Mais estudos são necessários para validar nossa análise e descrever funcionalmente o papel dessa família na LLA.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.