Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28590
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_NaraKanzaki_tcc.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso de análises histológicas como forma de avaliar formulações de anfotericina B inovadoras
Autor(es): Kanzaki, Nara
Orientador(es): Weber, Ingrid Távora
Coorientador(es): Rodrigue, Carime Vitória da Silva
Assunto: Antimicóticos
Antifúngicos
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 17-Set-2021
Referência: KANZAKI, Nara. Uso de análises histológicas como forma de avaliar formulações de anfotericina B inovadoras. 2019. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A anfotericina B é um antifúngico de amplo espectro e leishmanicida que tem como mecanismo de ação a ligação ao ergosterol culminando na formação de canais na membrana do patógeno e consequente morte celular. Esse antifúngico e leishmanicida vem sendo usado há mais de cinquenta anos, considerado tratamento padrão para muitas doenças, dentre as quais, as negligenciadas como a leishmaniose. Apesar de ser medicamento padrão ou de segunda linha para muitas doenças, possui muitos efeitos adversos, dentre os quais, a nefrotoxicidade. Contudo, dependendo da formulação usada, a toxicidade renal é variável. A Fungizone® , a primeira a ser desenvolvida, possui maior toxicidade que a AmBisome® , que é recomendada por a ONU para muitas doenças negligenciadas. Apesar dessa formulação ser menos tóxica, ela apresenta valor de custo elevadíssimo o que inviabiliza como forma de tratamento para as populações mais carentes. Tendo em vista essa problemática da toxicidade de uma e do elevado custo da outra, muitos grupos de pesquisas vêm estudando novas formulações que sejam eficazes e menos tóxicas, como a formulação Anf@C-Dots, solúvel em água, a qual foi desenvolvida no Laboratório de Inorgânica e Materiais (LIMA) do Instituto de Química da UnB. Essa formulação foi testada em experimento pré-clínico e está em processo de registro de patente. Realizou-se experimento pré-clínico com camundongos Balb/c em que dentre os parâmetros avaliados incluem-se as diferenças de nefrotoxicidade entre as formulações que foi o objetivo deste trabalho. Os animais foram divididos em 6 grupos, três deles foram tratados com as três formulações citadas, um com C-Dots e os outros consistiam em grupos controles. Após 10 dias de tratamento, os camundongos foram eutanasiados e tiveram coletados o pulmão, baço, fígado e rins. Neste trabalho foram preparadas lâminas para análises histopatológicas da estrutura renal, enfocando-se particularmente nos Túbulos Contorcidos Distais e glomérulos, estruturas nas quais é possível detectar o desenvolvimento da Necrose Tubular Aguda, decorrente de danos nos túbulos e isquemia glomerular. O resultado das análises histopatológicas não indicou toxicidade renal para a formulação AnB@C-Dots, Fungizone® e AmBisome® e para os C-Dots. Para melhor caracterização de possível toxicidade da formulação ensaiada, serão realizadas análises histopatológicas de outros órgãos e testes de toxicidade aguda.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.