Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28586
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GiulianaOliveiraRodrigues_tcc.pdf346,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Todos os cachorros são azuis : a loucura e o internamento na narrativa de Rodrigo de Souza Leão
Autor(es): Rodrigues, Giuliana Oliveira
Orientador(es): Faria, Daniel Barbosa Andrade de
Assunto: Loucura
Internação psiquiátrica
Hospitais psiquiátricos
Literatura brasileira contemporânea
Ficção
Literatura - fantasia
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 16-Set-2021
Referência: RODRIGUES, Giuliana Oliveira. Todos os cachorros são azuis: a loucura e o internamento na narrativa de Rodrigo de Souza Leão. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este artigo busca compreender os processos de internação e institucionalização da loucura na modernidade contemporânea a partir da obra Todos os cachorros são azuis, de Rodrigo de Souza Leão. O estudo foi conduzido a partir de uma abordagem da literatura de ficção que almeja repensar as linhas divisórias entre a literatura e a noção de realidade. Dessa forma, este trabalho se propõe a pensar sobre as relações temporais do internamento de Rodrigo, tomando como ponto de partida seu livro de estreia.
Abstract: This article aims to understand the processes of hospitalization and institutionalization of madness in contemporary modernity from the work All Dogs Are Blue, by Rodrigo de Souza Leão. The study was conducted from an approach to fiction literature that aims to rethink the dividing lines between literature and the notion of reality. Thus, this work proposes to think about the temporal relations of Rodrigo's internment, taking his debut work as its starting point.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.