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Título: Colonialidade e racismo epistêmico : análise dos atuais currículos dos cursos de Licenciatura em História (UnB, USP, UFRB e UFRJ)
Autor(es): Silva, Marcos Gabriel Souza
Orientador(es): Oliva, Anderson Ribeiro
Assunto: Professores de história
Professores - formação
Professores universitários
Colonialidade
Racismo
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 16-Set-2021
Referência: SILVA, Marcos Gabriel Souza. Colonialidade e racismo epistêmico: análise dos atuais currículos dos cursos de Licenciatura em História (UnB, USP, UFRB e UFRJ). 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo principal analisar a colonialidade do poder e do saber presente na formação de parte dos professores de história no Brasil. Mesmo com os diversos debates a respeito da inclusão e da pluralidade no ensino superior e de uma formação não exclusivamente eurocêntrica nas Ciências Humanas e Sociais, a colonialidade do saber e o eurocentrismo são marcantes nos currículos de vários cursos de graduação de História das universidades brasileiras, reproduzindo estereótipos e preconceitos. Dessa forma, a presente monografia procurou, inicialmente, mapear e dialogar com alguns dos autores que abordaram os efeitos do eurocentrismo e do racismo epistêmico no Ocidente a partir dos estudos decoloniais. Em seguida discutiu-se as possibilidades de promover uma desobediência epistêmica e de descolonizar os currículos dos cursos de História. Por fim, como parte central de nossas análises, observamos e refletimos acerca dos atuais currículos dos cursos de Licenciatura em História de quatro universidades públicas: Universidade de Brasília (UnB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.
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